Cotidiano

BALANÇO

Guarda Municipal de Umuarama encerra 2023 com mais de 2.100 atendimentos

10/01/2024 08H47

Jornal Ilustrado - Guarda Municipal de Umuarama encerra 2023 com mais de 2.100 atendimentos

Um levantamento preliminar sobre os atendimentos realizados pela Guarda Municipal de Umuarama (GMU) no ano de 2023 indica que quase 2.200 ocorrências foram registradas – uma média de 180 por mês. Em 12 meses, o maior número de ligações à central 153 foi a mesmocidadãos importunados por usuários de drogas, mendicância, embriagados e pessoas em situação de rua – com 83%.

O balanço específico referente ao mês de dezembro, divulgado na tarde desta terça-feira (9), aponta que o primeiro lugar nas ocorrências foram as averiguações de alarmes disparados em escolas municipais e CMEIs, com 34 chamados. Em segundo lugar vêm as denúncias de veículos estacionados de forma ou em locais irregulares, com 22 chamados, e em terceiro lugar vêm os pedidos de socorro e informações sobre cabos de energia rompidos ou galhos de árvores caídos nas ruas, com 19 ocorrências.

Com 15 chamados, as denúncias a respeito de cidadãos que se sentiram ameaçados por pessoas em situação de rua (com 15 ocorrências), as operações de auxílio ao trânsito, como a interdição de vias (com 14 ocorrências) e denúncias de pessoas em atitude suspeita rondando residências ou estabelecimentos comerciais (com nove ocorrências).

Valdiney Roberto Rissato, diretor da GMU, relata que entre as 212 ocorrências oficiais realizadas em dezembroum encaminhamento de pessoa à Delegacia da Polícia Civil (7ª Subdivisão Policial) para realização de prisão em flagrante por furto. “Outras ocorrências importantes que foram atendidas pelo efetivo da GMU, destaque para atendimentos a episódios envolvendo animais, ameaças, vias de fato, apoio a ocorrências no Centro Pop e no PA (Pronto Atendimento) e denúncias de direção perigosa”, comentou Rissato.

O secretário municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram), Valdecir Gonçalves Capelli, comenta que a GMU, criada em 1992, é uma força de segurança atuante e muito próxima da comunidade. “Existem muitas pessoas que, antes de pensar em ligar para a Polícia Militar ou para a Civil, já pensam em pedir apoio para a Guarda Municipal. Isso revela a confiança dos moradores em nossa corporação, fato que muito nos orgulha”, afirma.

Guarda Municipal – Relatório de Ocorrências – 12/2023 – Clique aqui.