Região

ALERTA

Guaíra entra em epidemia de dengue e Prefeitura alerta a população

17/01/2020 22H33

Prefeitura investe em ações preventivas nos bairros

O boletim epidemiológico semanal sobre a dengue publicado nesta terça-feira pela Secretaria da Saúde do Paraná registra 6.068 casos confirmados da doença no Estado. São 725 novos casos, com aumento de 13,57%. O número de municípios em situação de epidemia passou de 15 para 22; sete entraram para a relação: Braganey, Douradina, Paraíso do Norte, Paranavaí, Tamboara, Sertaneja e Guaíra.

Também estão em alerta para epidemia outros 22 municípios; quatro são novos na lista: Alto Paraná, Paranapoema, Planaltina do Paraná e Terra Rica.

A Prefeitura de Guaíra informou, por intermédio da Secretaria de Saúde, que ao todo já são mais de 140 casos confirmados. Diante do cenário que requer muito cuidado e atenção, o município convocou uma comissão formada por membros de diversas secretarias e diretorias para desenvolver uma ação integrada no combate e prevenção da dengue. (Secretaria de Saúde por meio Departamento de Vigilância Sanitária, Secretaria de Infraestrutura, Agropecuária e Meio Ambiente, por meio da Diretoria de Limpeza pública, Diretoria de Obras, Diretoria de Meio Ambiente, Secretaria de Fazenda por meio da Diretoria de Fiscalização com apoio da Ouvidoria e Imprensa).

Uma das ações mais importantes no combate a dengue, a aplicação do veneno conhecido como fumacê está em falta em todo o Brasil desde maio. A ausência do veneno, ajuda no aumento de focos do mosquito da dengue, que nessa época do ano tem seu ápice de proliferação devido o clima da estação como chuvas e calor. A responsabilidade para compra e disponibilização do fumace aos municípios é do Ministério da Saúde do Governo Federal.

Sendo assim, a guerra contra a dengue está ainda mais sob responsabilidade de toda a população. Evitar que novos mosquitos nasçam é a única forma de prevenção. Acabar com focos (água parada) se torna obrigação e necessidade de todos, pois a eliminação do mosquito que transmite a Dengue, só pode ser realizada por intermédio do inseticida que está em falta.

Você pode ajudar no combate por meio de atitudes simples como, eliminar itens que possam acumular água e virem a se tornar criadouros.

Cada um deve fazer sua parte no combate contra o mosquito da Dengue. O simples ato de cuidar do quintal e entorno de sua casa, descartando corretamente itens que possam se tornar um criadouro fará uma grande diferença.

O Município também disponibiliza canais para denúncias pelo 156 e também pelo Whatsapp 3642-9958, por meio da Ouvidoria, para que possam denunciar munícipes que não estejam tendo o devido cuidado com suas residências, desta forma, equipe da Prefeitura inclui a residência do cidadão no cronograma para a  recolha de lixo e entulhos, acaso continuem com o descuido, a Fiscalização passará notificando e multando.

A dengue pode levar a morte. Não é brincadeira. Nesse momento, o Município solicita que todo cidadão guairense faça sua parte, limpe seus quintais, use repelente, denuncie quem não está fazendo sua parte. Juntos podemos eliminar esse mosquito.

BOXXX

Métodos de prevenção

Elimine todo e qualquer recipiente que possa acumular água;

Use repelentes principalmente nas primeiras horas da manhã e nas últimas horas da tarde, período em que o mosquito da Dengue está em maior atividade;

Atenção especial para crianças, gestantes, idosos e pessoas com doenças crônicas;

Gestantes podem retirar repelente gratuitamente no departamento de Vigilância Sanitária;