OPÇÃO DE RENDA E LAZER
Uma reunião realizada no Gabinete do Prefeito Heraldo Trento, na semana anterior, marcou um passo importante para o fomento da pesca esportiva em Guaíra.
A reunião contou a presença do Superintendente Estadual da Pesca, Francisco Milton Holanda Neto; do chefe do IAT de Toledo, Taciano Cesar Maranhão; e do Diretor de Pesca da Regional, Roald Andretta.
Há algum tempo Guaíra procura uma nova identidade, a fim de tirar o melhor da cidade sem prejudicar a biodiversidade local. Uma cidade margeada por um Rio que origina um dos maiores lagos do Brasil, não poderia ocultar um potencial pesqueiro.
Tradicionalmente, Guaíra sempre fomentou a pesca profissional e grandes Torneios de pesca e abate. Porém, os tempos mudaram e às águas que por aqui passam trouxeram novas aspirações para aproveitamento desse segmento. A pesca esportiva tem ganhado cada vez mais adeptos no mundo todo e Guaíra tem sido descoberta pelos amantes desse esporte. Ainda, é a atividade esportista que atrai o melhor do turismo para a cidade, segundo palavras do Roald Andretta.
Joao Carlos Medeiros, empresário do ramo da pesca esportiva há 10 anos em Guaíra, também participou da reunião, e explicou à todos que, o interesse dos esportistas por Guaíra se dá devido a geografia do rio que abrange pedras e canal, sendo um dos únicos locais do mundo que possibilita pescar dourado e tucunaré ao mesmo tempo, por exemplo.
O objetivo da pesca esportiva é fisgar o peixe, não para consumo ou comércio, mas pelo prazer de pescar. Por isso os peixes são devolvidos vivos à natureza. Geralmente, os pescadores pesam, medem e fotografam o peixe antes de devolvê-lo à água.
Francisco, Superintendente da Pesca, relatou que o Governador Ratinho Jr. é um entusiasta do segmento, e tem interesse em desenvolver a pesca esportiva, e outras atividades náuticas planejadas pelo Estado, ainda reconhecendo a grande vocação de Guaíra para ser contemplada por esses projetos.
O Prefeito Heraldo Trento, assessorado pelos Secretários de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Adriano Richter, e o do Turismo Esporte e Cultura, Marcelo Ronnie, deixou claro o interesse em Guaíra se tornar um projeto piloto na regulamentação da atividade da pesca esportiva, entregando um projeto desenvolvido pela Ana Foletto, Diretora de Turismo do Município.
Ana ressalta que: “A pesca esportiva é um grande indutor turístico e uma ótima oportunidade para Guaíra. São inúmeros os benefícios do ciclo de investimento turístico que é deixado na cidade pelos turistas. Além, é claro, de não interferir na vida do rio, pois a pesca esportiva é isso, é o prazer de pescar, sendo que o mesmo peixe pode ser pescado por diversas pessoas”, enfatizou.