UMUARAMA
Os núcleos de atividades do Programa Vida Ativa Melhor Idade, uma ação da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) voltada à saúde e qualidade de vida dos idosos de Umuarama, voltam à atividade a partir da próxima segunda-feira, 10.
Quem estava com saudades dos alongamentos realizados duas vezes por semana, em cada bairro e distrito atendido, já pode ir se preparando.
Mais de 600 idosos inscritos participam dos encontros do projeto, que tem aulas de segunda a quinta-feira, das 8h às 9h e, em alguns locais, das 9h às 10h. Além de Umuarama, há grupos do programa nos distritos de Serra dos Dourados, Santa Eliza e Lovat.
Pessoas acima dos 60 anos que ainda não fazem parte do projeto e tenham interesse podem entrar em contato com a Smel, pelo telefone (44) 3906-1090 e verificar onde fica o grupo mais próximo de sua residência.
“Todos os alunos precisam apresentar atestado médico liberando para a atividade física e preencher a nossa ficha de inscrição. A participação é gratuita”, convidou o secretário Gentil Soares de Lima (Esportes e Lazer).
ALTO RENDIMENTO
Por outro lado, também retoma as atividades na próxima semana o projeto Unidade de Treinamento do Idoso, carinhosamente chamado de UTI, que envolve a prática de esportes adaptados para pessoas com idade avançada. “Eles formam as nossas equipes mais competitivas, de alto rendimento, que representam Umuarama em jogos oficiais pelo Estado, principalmente os Jogos da Integração do Idoso, disputados anualmente no Litoral do Estado”, disse a coordenadora técnica da Smel, Karina Moraes.
Dentre as modalidades, os idosos praticam basquetebol relógio, handebol por zona, peteca, vôlei câmbio, vôlei de praia, vôlei no escuro (acima de 70 anos), tênis de mesa, jogos de mesa (dama e dominó) e xadrez, além de atividades de jogos de salão.