Umuarama

RIFA SOLIDÁRIA

Grupo de amigos faz rifa solidária para ajudar ciclista acidentado em Umuarama

20/05/2023 11H06

Jornal Ilustrado - Grupo de amigos faz rifa solidária para ajudar ciclista acidentado em Umuarama

Um grupo de amigos se mobilizou para ajudar o ciclista Marcio José Silva, de 41 anos, que ficou impossibilitado de trabalhar após fraturar uma das pernas em um acidente de trânsito. Marcio reside em Umuarama, no noroeste do Paraná.

O acidente ocorreu no dia 8 de abril, quando Marcio pedalava em uma estrada rural na região de Ivaiporã. Ele estava acompanhado por três amigos quando foi atingido por uma caminhonete. O impacto resultou em uma fratura na perna e escoriações no rosto. Rapidamente, o ciclista foi socorrido pelo Siate do Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital Bom Jesus em Ivaiporã, onde recebeu atendimento médico adequado.

Marcio enfatizou a importância do uso de equipamentos de proteção, como capacete, que em seu caso evitou que sofresse lesões mais graves. Segundo o ciclista, ele estava na região de Ivaiporã a passeio e decidiu pedalar com um grupo de conhecidos e sofreu o acidente.

Após passar um dia internado no hospital, Marcio foi liberado, mas devido à fratura na perna, não pôde retornar ao trabalho autônomo como metalúrgico. Além disso, ele também possui parcelas mensais do financiamento da casa para pagar.

Preocupados com a situação do amigo, alguns ciclistas decidiram realizar uma ação para ajudá-lo. Eles estão promovendo a rifa de uma Bike Speed Absolute, com cada número de cupom custando R$ 10. Para participar, basta entrar em contato pelo número (44) 9 98274133 e realizar o pagamento através da chave PIX 042.429.169-06.

Marcio, que pedala desde 2017, teve sua experiência e orientou sobre os cuidados no trânsito. Sua história serve como um alerta para a importância de promover uma convivência segura nas vias.

Aqueles que desejarem contribuir terão a oportunidade não apenas de concorrer a uma bicicleta, mas também de oferecer suporte ao ciclista acidentado em sua recuperação e em suas despesas durante esse período de dificuldade.

ORIENTAÇÃO

O diretor da Umutrans, Reginaldo Barros, orienta que o ciclista sempre transite na ciclovia, com total atenção aos pedestres, mas que, caso utilize as ruas, mantenha distância segura de, no mínimo, 1,5 metro dos veículos maiores.

Outra orientação é que o ciclista sempre transite ao lado direito da via, na mesma direção dos carros, pois se houver uma colisão entre ambos, o impacto será menor.

“Se o ciclista anda na contramão dos veículos, e acontece um acidente, as velocidades do veículo e da bicicleta se somam e o impacto pode ser mais nocivo”, explica.

Reginaldo ressalta que o bom senso é a melhor ferramenta para evitar acidentes no trânsito, seja com veículos maiores ou com bicicletas. “A atenção e prevenção são palavras-chave para quem usa a bicicleta diariamente”, lembra.