Umuarama

ENTREVISTA

Governadora Cida Borghetti fala do carinho especial pelo Ilustrado e pelo impresso

25/08/2018 00H00

 

Em entrevista ao Ilustrado, a governadora Cida Borghetti destaca a importância da imprensa para a sociedade, incluindo todos os veículos tradicionais e os digitais que chegam com as novas tecnologias. Ela, que já atuou no meio, diz que torce pela sobrevivência do impresso diante do avanço da mídia digital, e não abre mão de pegar o impresso para ler diariamente.

Confira a seguir, trechos da entrevista:

Ilustrado/ Como a senhora avalia o jornal Ilustrado?

Cida – Tenho a honra de dizer que acompanho a trajetória de sucesso do jornal Umuarama Ilustrado, pois vivi grande parte da vida no Noroeste e por ser amiga pessoal do jornalista Ilídio Coelho Sobrinho, responsável pelo sucesso da publicação. Sei da sua incansável batalha para transformar o Grupo Ilustrado em um dos maiores complexos de comunicação do Paraná. O jornal virou referência para o Noroeste do nosso Estado e importante fonte de notícias para os municípios da região.

Ilustrado/ Como vê a importância de um jornal regional (Noroeste) como o Ilustrado?

Cida – Vivemos um tempo em que as notícias do mundo chegam às nossas mãos com extrema agilidade e facilidade. Mas quando queremos saber sobre o que acontece na nossa comunidade, vamos buscar a informação na mídia local. Isso revela a importância de termos meios de comunicação regionalizados, que possam nos deixar conectados com os fatos da sociedade onde vivemos. O Umuarama Ilustrado faz isso com muita competência e seu noticiário diário é reverberado nas centenas de rádios da região.

Ilustrado / Qual contribuição o jornal dá para a comunidade?

Cida – A imprensa é um dos pilares da democracia e cumpre papel relevante na sociedade, seja para divulgar as boas notícias ou para fazer uma crítica construtiva que possa ajudar a corrigir eventuais falhas, seja na área pública ou privada. O jornal deve espelhar os anseios da sociedade e ser uma voz ativa do cidadão e da comunidade onde está inserido.

Ilustrado / O Governo Estadual mantém parcerias com os jornais do interior?

Cida – O Governo do Estado tem nos jornais do interior uma das principais fontes de divulgação de suas atividades. É um espaço que ajuda a cumprirmos o preceito constitucional da publicidade dos atos públicos, e que também contribui para necessária transparência na gestão pública. Além disso, dá grande contribuição à sociedade ao divulgar e disseminar informações sobre ações e programas que atendem as pessoas.

Ilustrado / Com o crescimento da mídia digital, o jornal impresso deve sobreviver?

Cida – Comecei a vida profissional atuando na área de comunicação e torço para que isso aconteça. Apesar das facilidades tecnológicas que nos cercam, tenho especial carinho pelo jornal impresso. Para mim, nada melhor do que folhear as páginas de um jornal em busca de notícias.

MENSAGEM AO JORNAL

Destaco, ao comemorar, junto a esse criador, meu querido amigo, a seus diretores e funcionários, os 45 anos de fundação do Umuarama Ilustrado, a função especial que esse jornal cumpre em toda a comunidade regional. Todos sabem o valor que tem a mídia em uma democracia e, paralelamente, na vida das pessoas. a imprensa regionalizada cada vez mais ganha importância em nosso país e estado, além de ser uma tendência mundial. em sintonia com os fatos onde eles ocorrem, nas cidades onde trabalham, estudam e vivem as pessoas, assume a relevância de lembrar os cidadãos de seus direitos e deveres para que a convivência humana possa ser harmônica e progressista. No Paraná, jornais como esse e toda a cadeia de informação sob essa marca são imprescindíveis. Parabenizo você meu amigo e todos os funcionários do Umuarama Ilustrado”,

Maria Aparecida Borghetti, governadora do estado.