Região

CONTINUIDADE

Giovane e João Piffer traçam o início da gestão com foco na geração de empregos e saúde em Alto Piquiri

24/11/2020 09H29

Prefeito eleito Giovane e João Pedro Piffer

A Prefeitura de Alto Piquiri passará a ser comandada, a partir de janeiro, pelo prefeito eleito no dia 15 passado, Giovane Mendes de Carvalho e pelo vice-prefeito João Pedro Piffer, ambos do PSD. Eles obtiveram uma expressiva votação com 2.820, ou seja, 49,7% dos votos. E garantem que vão retribuir a confiança do eleitorado com muito trabalho, e trabalhando para toda a comunidade, independente de cor partidária, dando continuidade a um projeto que está dando certo.

O enfermeiro Giovane tem 43 anos, é casado, já foi vereador e passou os últimos oito anos na Secretaria Municipal de Saúde. Na campanha e nas funções que já exerceu, percorreu todo o município e conhece a situação de todas as regiões. Por isso, disse que tem conhecimento das necessidades de todo o município. “E, dentro das disponibilidades financeiras, vamos procurar atender a todos e resolver os problemas para dar melhores condições de vida para a população em geral”, disse.

Geração de Empregos

Giovane e João Piffer garantem que vão trabalhar juntos e dividir as tarefas na Prefeitura. E já têm em mente a prioridade para trabalhar a partir do primeiro dia de governo. Correr atrás de mais empregos para os trabalhadores.

A Agência do Trabalhador local já tem ganhado destaque estadual pela grande quantidade de pessoas que encaminha para o trabalho. E os números poderão melhorar, já que a próxima gestão vai investir também na implantação de cursos profissionalizantes em parceria com Senac, Senai, Sebrae e outros organismos para capacitar a mão de obra.

As empresas locais também terão incentivos para ampliar suas estruturas, gerar mais empregos e renda e contribuir com a economia local. Dentro desse pensamento, a meta é ajudar o comércio local a ser cada vez mais forte suprindo todas as necessidades dos consumidores para evitar que eles se desloquem para fazer compras em outras cidades.

Exploração do Eco Turismo

O município de Alto Piquiri tem algumas das mais lindas belezas naturais da região. Elas são formadas pelo Salto Paiquerê (ou Salto Erê), a Cascata do Pinhal e o Apertado. É meta da próxima gestão criar mecanismos para explorar o Eco Turismo naquela região, uma exploração que garanta a preservação ambiental e permita atrair mais turistas, além dos próprios moradores do município.

Giovane reconhece que ao longo dos anos não foi possível tornar mais atrativo e com estrutura os pontos turísticos, mas ele quer mudar a história e executar um projeto que atenda as exigências ambientais, não prejudique os produtores rurais próximos, e proporcione lazer para a população. Inclusive com a prática de alguns esportes apropriados para o local.

SAÚDE É O FOCO

Conhecedor profundo das questões ligadas à Saúde, Giovane destaca a importância de criar um Centro de Especialidades na sede do município em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde, o Cisa. Com isso, em vez de transportar os pacientes para atendimento em Umuarama ou outras cidades, os profissionais poderão atender no próprio município. A montagem de um odontomóvel para ir ao encontro dos pacientes na sede e nos distritos é outra prioridade no setor. Hoje apenas um dentista atende quem vai ao Centro de Saúde e o objetivo é descentralizar o atendimento, podendo também firmar parceria com o Cisa para ter mais profissionais ajudando a cuidar dos dentes da população. A construção de uma Unidade de Urgência e Emergia também está nos planos dos eleitos a fim de melhorar a estrutura que hoje é toda concentrada no Centro de Saúde. Giovane também quer mapear o município e criar mais uma equipe de Saúde da Família, pois o projeto tem se mostrado bastante positivo no atendimento aos moradores.

AMPLIAR O HORÁRIO DAS CRECHES

A próxima gestão também pretende começar cedo a ampliar o horário de atendimento das creches para facilitar mais a vida das famílias que delas dependem. Com remanejamento de pessoal, o futuro prefeito e vice dizem que será possível abrir mais cedo e fechar um pouco mais para dar tempo de os pais levarem e buscarem os filhos todos os dias. E também vão trabalhar em busca de recursos para ampliar as estruturas e gerar mais vagas.

Ainda dentro da educação, a Prefeitura vai investir alto na erradicação do analfabetismo, já que o índice ainda preocupa no município. E serão buscados cursos técnicos para todos os munícipes.

Dentro da Cultura, reativar o PETI com os mais diversos cursos e atividades no contraturno escolar, incluindo as atividades da Fanfarra Municipal, uma das principais do Paraná e que tão bem representa o município de Alto Piquiri.

AGRADECIMENTOS

Termina a campanha eleitoral, que Giovane e João Piffer dizem ter sido das mais limpas e sem gastos acima do permitido pela legislação, eles fazem questão de agradecer primeiro a Deus, depois o apoio das suas famílias, do prefeito Luiz Carlos Cardoso que não mediu esforços para ajudá-los na medida do possível, aos deputados estaduais e federais, aos candidatos a vereador, aos Governos Estadual e Federal com quem pretendem trabalhar alinhados, entre outros. Eles destacam ainda a nova Câmara de Vereadores eleita e afirmam que, a partir de agora, o que impera é a união de forças para uma Alto Piquiri cada vez melhor. “A busca pelo voto dos eleitores já passou, agora é deixar a campanha política para trás e trabalharmos de mãos dadas para ajudar toda a nossa população”, concluiu.

Vereadores eleitos em Alto Piquiri

Professora Denise 301 votos

Janete Frison 245 votos

Galego do Povo 213 votos

Novinho Teles 210 votos

Claudio Mamica 189 votos

Adelson Baiano 152 votos

Tecilla 147 votos

Maura Modas 136 votos

Vagner Micheloni 115 votos