Umuarama

Encontro

Gestores de Umuarama participam do 1º Encontro de Cultura do Interior do Paraná

28/08/2023 12H38

Jornal Ilustrado - Gestores de Umuarama participam do 1º Encontro de Cultura do Interior do Paraná

Gestores da Fundação Cultural de Umuarama (FCU) participaram na última quarta-feira (23) do 1º Encontro de Cultura do Interior do Paraná, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Ivaiporã. O evento reuniu representantes e agentes da cultura de 62 municípios paranaenses, onde foram abordados temas relevantes para o fomento do setor. O destaque ficou por conta das tratativas a respeito da Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura.

Luciane Baggio, secretária municipal de Cultura de Ivaiporã, foi a anfitriã dos produtores culturais e defendeu a importância da cultura e da união de forças e esforços em prol da classe cultural nas cidades. “Precisamos criar políticas públicas de cultura no interior do Estado com o objetivo de instruir os municípios a respeito da Lei Paulo Gustavo e fortalecer os nossos sistemas municipais de cultura. E juntos teremos cada vez mais força para caminharmos”, declarou.

Representando Umuarama estavam o chefe da Divisão de Ação Cultural, Rodrigo Fernandes Pereira, os assessores especiais de Cultura, Alessandro Salgado e Fernanda Silvestre, o maestro e regente Marco Aurélio Tavares e o ator e diretor teatral Vinícius Guerra. “Foi um evento surpreendente, com palestras realmente importantes sobre um tema tão caro para a população, que são as várias formas de cultura de nossa cidade”, pontuou Pereira.

A vice-reitora da UEM, Gisele Mendes de Carvalho, falou sobre a relação da Lei Paulo Gustavo e as Ações Afirmativas para as Mulheres e Pessoas com Deficiência. A assessora de Articulação e Políticas de Inclusão, Isabel Cristina Rodrigues, apresentou a Lei Paulo Gustavo e as Ações Afirmativas para Povos indígenas, Comunidades Tradicionais, Populações Nômades. O juiz de Direito, Malcon Jackson Cummings, explicou a Lei Paulo Gustavo e o Estímulo à Participação e ao Protagonismo nas Políticas de Ações Afirmativas. Já o secretário-executivo da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros, Delton Aparecido Felipe, apresentou a Lei Paulo Gustavo e as Ações Afirmativas para Negros, Povos de Terreiro, Quilombolas e Pessoas do Segmento LGBTQIA+.

Na ocasião, o chefe de Divisão de Ação Cultural, que já havia sido eleito presidente da Câmara Técnica de Cultura da Amerios, foi convidado para compor a equipe organizadora da Rede de Cultura do Interior do Paraná, auxiliando no diálogo e nas resoluções de demandas dos municípios interioranos junto à Secretaria de Estado da Cultura, especialmente com relação à Lei Paulo Gustavo.

Rodrigo Fernandes Pereira destaca ainda que a temática do encontro teve foco no artigo 17 da Lei Paulo Gustavo, que prevê a participação e o protagonismo das minorias, por meio do que chamamos de Ações Afirmativas. “No mínimo 20% dos recursos deve ser destinado a esses públicos, detalhando que entende-se por ações afirmativas as políticas sociais de combate às discriminações étnicas, sociais, religiosas, de gênero, entre outras, para promoverem a participação e o protagonismo de minorias no processo político, no acesso e permanência à educação, saúde, emprego, de bens materiais e simbólicos. Dessa forma, as ações afirmativas não limitam, mas reservam espaços”, define.