Região

TURISMO

Gestão de Alto Piquiri atua para tombar o Salto Paiquerê como Patrimônio Cultural

18/06/2023 09H43

Jornal Ilustrado - Gestão de Alto Piquiri atua para tombar o Salto Paiquerê como Patrimônio Cultural

O turismo foi um dos principais temas da semana na administração municipal de Alto Piquiri. O prefeito Giovane Mendes de Carvalho e a primeira-dama Marília participaram, em Curitiba, do Encontro Estadual dos Gestores de Turismo com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior, do secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, entre outros. Antes disso, na segunda-feira esteve em discussão na cidade de Alto Piquiri, o tombamento do Salto Paiquerê, no rio Goioerê, como Patrimônio Cultural. Uma pauta assumida pelo prefeito Giovane e que, com apoio da Câmara Municipal e outros segmentos da sociedade deverá ser aprovado para preservar a essência de uma das maiores belezas naturais da região.
O prefeito informou que foi convocada a reunião, na verdade uma assembleia, através da Secretaria de Esporte e Turismo com um arqueólogo e uma historiadora, ambos servidores de Carreira da Secretaria de Estado da Cultura. A pauta principal foi discutir as formas de agilizar o tombamento do Salto Paiquerê como Patrimônio Cultural. Giovane explicou que essa é uma luta de 20 anos que a atual administração está tirando do papel para colocar em prática.

Jornal Ilustrado - Gestão de Alto Piquiri atua para tombar o Salto Paiquerê como Patrimônio Cultural

O Salto Paiquerê

O Salto Paiquerê é uma cachoeira com desnível de 20 metros ao longo do rio Goioerê, semelhante a um braço das Cataratas do Iguaçu, além dele, existem bem próximos a Cascata do Pinhal e as corredeiras do Apertado no rio Piquiri..
Uma das esperanças com o possível tombamento do Paiquerê é superar a pressão que tem ocorrido visando a construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) na região entre o Paiquerê o Apertado no rio Piquiri, o que poderia resultado no alagamento dessas belezas naturais, pois cerca de 8 quilômetros abaixo do Salto, após a confluência do rio Goioerê com o rio Piquiri, encontra-se um conjunto de corredeiras e canyon denominado Apertados do Piquiri, com contexto geológico similar. A região já está incluída no Programa de Regionalização do Turismo, integrando a Região Corredores das Águas. E tem atraído bom número de visitantes, principalmente no período de calor. E já foi palco de eventos náuticos, mostrando o seu potencial para a realização de eventos estaduais e nacionais de disputas aquáticas.
Além da administração municipal, ONGs e o Ministério Público Estadual tem trabalhado para preservar o Paiquerê e outras cachoeiras da região, a fim de manter a beleza intacta para ser apreciada pelas futuras gerações. Além do Paiquerê, há ainda a discussão para se tombar também o Apertado no rio Piquiri.

Lideranças reunidas

Jornal Ilustrado - Gestão de Alto Piquiri atua para tombar o Salto Paiquerê como Patrimônio Cultural

No encontro de segunda-feira em Alto Piquiri para debater o tombamento do Paiquerê estiveram presentes: Almir Pontes-Geógrafo e Arqueólogo Secretaria de Estado da Cultura/ Cristina Kluppel-Historiadora e Coord. do Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado da Cultura/ Maria Felomena A. O. Sandri-Associação de Defesa do Meio Ambiente de Umuarama/ João Carlos do Prado-Ex Vereador de Mariluz/ Fabio Couto Rosa-Produtor Rural de Borrazópolis/ Lucia Laranjeira-Prop. rural/ Carlos Rossi Prop. da Fazenda Cachoeira/ Dr. Robertson Fonseca de Azevedo-Promotor de Justiça de Paranavaí/ Marilza A. Dias Ferreira- ADEMA e ainda os vereadores, Claudio Mamica; Novinho Teles; Janete Frison, Secretários Municipais; Comerciantes e demais munícipes.

O TURISMO EM DEBATE

Na semana que passou, foi realizado em Curitiba o Encontro de Gestores do Turismo. E investir em infraestrutura e qualificação foram vistos como fatores determinantes que podem alavancar o turismo regional no Paraná. Isso foi o que destacou o governador Ratinho Junior na abertura do evento, promovido pela Secretaria de Estado do Turismo e que reuniu prefeitos, secretários municipais e instâncias de governança de todo o Estado.
O governador ressaltou que o Estado teve o maior crescimento do setor em março, na comparação com fevereiro, com avanço de 2,6%, e também teve o segundo melhor resultado do País no trimestre, subindo 17,6%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Isso é uma amostra do que queremos para o nosso Estado, que é fazer do turismo do Paraná um grande patrimônio. O setor é a mola propulsora do desenvolvimento, a forma mais barata de gerar emprego”, disse.
“Não podemos perder a oportunidade de alavancar os atrativos dos nossos municípios, e para isso precisamos de organização, infraestrutura de qualidade e qualificação no atendimento. Queremos alavancar o turismo doméstico, buscando visitantes de estados próximos para gastar no Paraná”, afirmou o governador. “Temos potenciais em diversos segmentos, no turismo religioso, rural, esportivo, gastronômico, de natureza e de negócios. E é trabalhando em conjunto, organizando os municípios, que vamos conseguir crescer cada vez mais, gerando emprego e renda”.

OBJETIVO DO ENCONTRO

O secretário estadual do Turismo, Marcio Nunes, explicou que o objetivo do encontro é mostrar as pessoas envolvidas com o turismo, tanto no setor público quanto no privado, as estratégias para fazer com as atividades avancem com qualidade. “Estamos recebendo os gestores de praticamente todos os municípios do Paraná, principalmente aqueles com vocação turística, para ter um olhar voltado para a área, permitindo gerar emprego, renda e qualidade de vida para as pessoas”, salientou.

QUALIFICAÇÃO NO TURISMO

Outro ponto destacado pelo governador foi a qualificação dos profissionais que atuam em empreendimentos do setor, como, hotéis, pousadas, restaurantes e outros estabelecimentos. No início do mês, o Governo do Estado, por meio das secretarias do Turismo e da Educação, firmou um acordo com a Fecomércio-PR e o Senac-PR para ofertar gratuitamente à população 4 mil vagas para cursos profissionalizantes na área.
São 27 cursos (23 presenciais e quatro a distância) no total, com cargas horárias que variam de 15h a 240h, em áreas como hotelaria, gastronomia, eventos, recepção turística e tecnologia. As inscrições deve começar no mês que vem e a vagas são destinadas para todo o Estado. Marcelo Martini, diretor de Gestão e Qualificação do Turismo da Secretaria do Turismo, explicou que os cursos profissionalizantes vão qualificar o setor no Paraná. “Essa parceria, além de levar uma formação a milhares jovens e adultos, também vai melhorar o atendimento em empreendimentos turísticos. Os participantes terão oportunidades no setor”, disse.