Umuarama

UMUARAMA

Furto de mudas da arborização urbana vem aumentando em Umuarama

21/02/2024 17H33

Jornal Ilustrado - Furto de mudas da arborização urbana vem aumentando em Umuarama

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente tem registrado com frequência o furto de mudas de árvores plantadas em vias públicas da cidade. Graças ao Programa Mais Sombra, o município tem ampliado a distribuição gratuita de mudas adequadas para a arborização urbana, levando em conta a localização e existência de rede elétrica, entre outros fatores. Porém, o furto de muda já plantadas e em desenvolvimento tem se tornado comum.

A diretora de Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani, explica que além de cometer crime ambiental (conforme a lei federal 9.605/1998) e ter de responder por furto na esfera criminal, quando identificadas, as pessoas que arrancam as mudas dificilmente conseguirão fazer as árvores enraizarem e crescerem em outros locais.

“Da forma como fazem, a muda vai acabar morrendo. O município distribui as árvores gratuitamente, basta procurar a Prefeitura e fazer um pedido formal (protocolo). Um técnico da secretaria fará uma avaliação do local e fornecerá as mudas adequadas para o plantio na frente das casas”, explicou a diretora.

Nas últimas semanas, mais de uma dezena de reclamações e denúncias de furto de mudas chegaram ao conhecimento da Secretaria do Meio Ambiente. Em todos os casos foram feitos boletins de ocorrência na 7ª Subdivisão Policial, alguns inclusive com imagens captadas por câmeras de vigilância e monitoramento.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Waltinho Sucupira, é uma falta de respeito flagrante com o patrimônio público e, mais ainda, com a natureza. “O município investe na aquisição e desenvolvimento das mudas, no plantio e depois no manejo das árvores. Com essa atitude, essas pessoas causam prejuízo ao município, ao morador – que geralmente se empenha para cuidar das árvores – e também ao meio ambiente”, lamentou.

Denúncias de furto de mudas de árvores podem ser feitas diretamente à polícia ou à Ouvidoria do Município, pelo telefone 156.