Esportes

Jiu-Jítsu

Frizon conquista título de campeão no absoluto de Jiu-Jitsu em Florianópolis

03/04/2019 09H08

chiquinho-alto-piquiri
A direita, Francisco Rondineli Frizon na sua última luta no absoluto, após se consagrar campeão

O morador de Alto Piquiri, Francisco Rondineli Frizon, conquistou o título de campeão absoluto sem quimono no Floripa – Fall International Open IBJJF Jiu-Jitsu Championship. O campeonato foi realizado no dia 30 e 31 de março em Florianopolis-SC e além do título de campeão, Frizon fui vice-campeão no quimono e terceiro na categoria.

Segundo Frizon foram lutas difícil, mas com paciência e confiando na sua técnica ele trouxe a conquista inédita para a região. “Foram 3 lutas duras, com atletas bem mais pesados de até 120 kg. Mas graças a Deus deu tudo certo e saí com a vitória”, disse.

O atleta ainda foi vice-campão no quimono e terceiro lugar na categoria sem quimono. “Quando você fica entre os três da categoria, isso dá direito a lutar no absoluto, que são todos os pesos. São as lutas mais difíceis, pois enfrentamos todos os campeões das categorias. E conseguir passar por todos”, finalizou.

Em 2018

Francisco Frizon conquistou o título de campeão brasileiro de Jiu-jitsu, categoria até 82 kg, pela Confederação Brasileiro de Jiu-Jitsu Esportivo, em 2018. O campeonato foi realizado no mês de maio em São Paulo e conforme o atleta, o esporte foi um divisor de águas em sua vida. Mudança essa que Frizon também quer levar para os mais jovens.

O Alto-Piquirense conta que iniciou no esporte, pois era uma pessoa depressiva, situação que acabou levanto o atleta às bebidas alcoólicas e drogas. “O jiu-jitsu mudou minha vida, falo para as pessoas, se não fosse o esporte podeira estar morto hoje”, ressaltou.

Com essa experiência dentro das artes marciais, Frizon acredita que as crianças e os adolescentes podem receber exemplos positivos e seguir por um caminho saudável. Por isso, o atleta faixa preta, que também é professor, já montou alguns projetos sociais nos municípios de Alto Piquiri, Brasilândia do Sul e Iporã.