Umuarama

DESENVOLVIMENTO DO NOROESTE

Fórum abre discussão sobre formas para promover o crescimento regional

03/10/2019 17H02

Umuarama – O 1º Fórum da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento do Noroeste realizado na manhã desta quinta-feira (3) no campus 3 da Unipar reuniu mais de 200 pessoas entre gestores públicos e empresários.

O objetivo foi discutir os empecilhos que impedem o crescimento e desenvolvimento da região e quais são as propostas para mudar essa realidade. O evento, com o tema “O Noroeste quer avançar. Vamos juntos?”, foi encabeçado pelo deputado estadual Delegado Fernando Martins, de Umuarama.

POTENCIAIS

“Temos que agregar valores da nossa região para potencializarmos o que já temos nas mãos. E essa implementação começa hoje”, salientou o parlamentar. O Delegado Fernando destacou a importância da união e um melhor aproveitamento das instituições de ensino como canais para a inovação e o desenvolvimento de parcerias com a iniciativa privada.

O prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom destacou a falta de uma política de desenvolvimento não apenas no âmbito macro regional como o responsável pela estagnação vivida nos últimos anos por causa da crise econômica.

DESENVOLVIMENTO

Em sua palestra sobre “Diagnóstico Regional e Importância da Produção Rural na Geração de Emprego e Renda”, o engenheiro agrônomo Antônio Carlos Fávaro destacou a necessidade da melhora no desempenho de produções agrícolas e também da bovinocultura para elevar a participação econômica da Região em comparação a outras regiões do Estado. Comparativo entre 2004 e 2016 no PIB real do Paraná, a participação da Região Noroeste não chegou a 5%.

GOVERNANÇA

O economista e doutor em desenvolvimento regional e professor da Unioeste, Jandir Ferreira de Lima destacou que o Fórum é o ponto de partida para a identificação do que impede o desenvolvimento e para encontrar caminhos que promovam uma mudança na economia regional. “Temos que trabalhar a governança, o marketing territorial eu diálogo para buscarmos o desenvolvimento e mudarmos a realidade hoje vivida”, destacou.

PRESENTES

Estiveram presentes no evento os deputados estaduais Jonas Guimarães, Evandro Araújo, que também compõe a Frente Parlamentar do Noroeste, o prefeito de Brasilândia do Sul e presidente da Amerios, Márcio Juliano Marcolino; os prefeitos de Altônia, Claudenir Gervasoni; Cruzeiro do Oeste, Helena Bertocco; de Perobal, Almir de Almeida; de Tuneiras do Oeste, Taketoshi Sakurada; de São Jorge do Patrocínio, José Carlos Baraldi; de Ivaté, Univaldo Campaner; de Francisco Alves, Alírio Mistura e de Goioerê, Pedro Coelho.

Também estiveram presentes o comandante do 25º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Agnado Letrinta, o reitor da Universidade Paranaense, Carlos Eduardo Garcia, vereadores, chefes de núcleos regionais, secretários municipais e representantes de associações comerciais.