Umuarama

EM UMUARAMA

Formação continuada qualifica professores de educação física do município

03/08/2023 08H13

Jornal Ilustrado - Formação continuada qualifica professores de educação física do município

Professores de educação física escolar e de Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) da rede municipal de Umuarama participaram de um curso de formação em psicomotricidade na educação infantil, oferecido pela Secretaria de Educação, durante todo o dia nesta quarta-feira, 2, no ginásio de esportes do campus 3 da Universidade Paranaense (Unipar).

O instrutor, professor Fábio José Antônio da Silva, de Arapongas (PR), é doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Os participantes foram divididos em grupos e tiveram instruções e atividades práticas pela manhã, das 8h às 12h, e na parte da tarde, das 13h às 17h. A secretária da Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, disse que a educação física desempenha um importante papel na formação das crianças nas séries iniciais do ensino fundamental.

Além da secretária, também prestigiaram a atividade a coordenadora geral da Secretaria de Educação, professora Elisângela Reis, e o coordenador do curso de Educação Física da Unipar, Pedro Pinheiro.

“Essa formação continuada trouxe novos conhecimentos para os docentes de educação física movimentarem ainda mais as crianças, bem como os profissionais das salas de recursos multifuncionais. O objetivo é fortalecer o trabalho pedagógico com os estudantes”, afirmou a secretária Mauriza, agradecendo a presença dos participantes, que se dispuseram a passar o dia no treinamento.

O professor Fábio da Silva afirmou que através de atividades psicomotoras é possível desenvolver as crianças em vários aspectos, como por exemplo a tonicidade corporal, o equilíbrio motor, a lateralidade e o esquema corporal. “Também podemos melhorar a orientação espacial e a coordenação motora global e fina. Explorando os movimentos podemos estimular a autonomia do aluno e o seu desenvolvimento”, acrescentou.

A secretária da Educação agradeceu também o apoio da Unipar nesta atividade. “A universidade sempre tem nos atendido em parceria, oferecendo espaços adequados para as nossas formações. Deixamos aqui o nosso muito obrigado”, completou Mauriza.