Umuarama

Economia

Floriculturas se preparam para a retomada das homenagens neste Dia de Finados

29/10/2021 08H33

floricultura-dia-de-finados

Com a imunização da população avançando e o relaxamento das medidas restritivas contra o coronavírus, as famílias de umuaramenses e da região retomam a tradição de visitação aos túmulos em homenagens aos mortos no Dia de Finados. Desta forma, o mercado de flores e velas vislumbra uma retomada nas vendas.

Mileni Tavares de Vicente (foto) atua em uma das floriculturas mais tradicionais de Umuarama e segundo a entrevistada, em relação ao ano passado as pessoas estão procurando mais flores. “Infelizmente muitas pessoas faleceram entre 2020 e 2021, como também, com a redução dos casos de covid-19 o movimento de pessoas querendo homenagear seus entes falecidos cresceu até o momento entre 20% e 30%”, ressaltou.

floricultura-umuarama

A proprietária de floricultura, Michelli Taísa (foto), também ressaltou a percepção no aumento de procura por flores para o Dia dos Finados. Segundo a empresária, pessoas estão pesquisando preços, cores e espécies. “Aqui na loja já estão deixando as flores encomendadas, pois as unidades chegam na sexta-feira (hoje). Por isso e visando recuperar os prejuízos de 2020 vamos trabalhar sábado, domingo, segunda-feira e terça-feira”, falou.

flores-umuarama-finados

Preço também subiu

Como a procura por flores, os valores das plantas também aumentou em relação ao ano passado. “Em média o preço das flores subiu 22% em relação a 2021. O custo de produção e transporte elevaram muito nos últimos meses. As pessoas estão procurando e comprando, mas percebemos que são produtos de menor valor. Este ano a população vai homenagear os falecidos, porém com vasos menores comparado aos outros anos”, explicou Mileni.

Crisântemo é o preferido

Os crisântemos continuam sendo os preferidos na hora de homenagear no Dia de Finados. Pela durabilidade da planta ou por cultura o crisântemo aparece em várias cores e tamanhos. “Os crisântemos variam entre R$ 5,00 até R$ 50,00 aqui na loja. Depende de tamanho, quantidade e classificação”, ressaltou Michelli.

Além das flores, outro produto muito procurado nesta época é a vela. Pesquisa do Dieese constatou que as mesmas variam bastante entre os vários locais de vendas e também estão mais caras em relação ao mesmo período do passado.

velas-finados

Limpeza

Os prazos para reformas e revestimentos de túmulos no Cemitério de Umuarama encerraram na tarde do dia 18. Agora está liberada a realização de limpeza dos túmulos, serviço que pode ser feito no máximo até dia 31 de outubro. Mais informações no Cemitério Municipal/Acesf – Avenida Governador Parigot de Souza n° 2710 – Horário de atendimento: Das 8h às 17h30 – Contato: (44) 3622-5878.