Umuarama

UMUARAMA

Fiscalização e orientação ao Covid19 aperta o cerco também durante o dia em Umuarama

23/06/2020 17H41

Umuarama – Pelo menos 70 servidores municipais foram às ruas da cidade na tarde desta terça-feira (23) orientando comerciantes, colaboradores, consumidores e moradores sobre a importância do uso correto da máscara, do álcool em gel e do distanciamento físico e mínimo entre as pessoas. O objetivo é reduzir o avanço da doença em Umuarama. Somente hoje, 8 novos casos do Covid19 foram confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde.

SURPRESA

O Ilustrado encontrou uma das equipes na avenida Presidente Castelo Branco, e o grupo disse ter se surpreendido com a quantidade de empresas onde os trabalhadores estavam usando a máscara de forma errada. “Infelizmente em uma quadra, apenas duas empresas estavam com tudo certinho, o que nos surpreendeu”, afirmou a secretária de Assistência Social, Isamara Amâncio.

MÁSCARA

As irregularidades mais comum são o uso do equipamento no queixo ou abaixo do nariz, o que torna o equipamento de segurança inútil para evitar a propagação do coronavírus. “Aqui não tivemos problemas com clientes e sempre usamos o equipamento”, afirmou a caixa Marcela dos Santos. Quando entramos no estabelecimento flagramos ela sem a máscara e justificou rapidamente que foi para atender a uma ligação, mas que já estava colocando novamente.

CORRETO

“Eu sempre uso ao sair de casa. É uma forma de eu me proteger e também proteger quem está perto de mim, né?!”, disse a servidora pública Cleuza Tuconi, de 58 anos, que estava com a máscara certinha.

Já Elenice Martins estava com a máscara no queixo e justificou que usa apenas quando entra nos estabelecimentos, mas que na rua, não usa e não tem medo de contaminação. Já o azulejista Jonathan da Silva, 30 anos, contou que só tirou o equipamento para fumar, mas garantiu que sempre usa.

O uso de máscara em ruas, estabelecimentos comerciais, parques e outros locais públicos é obrigatório em todo o Paraná, por força de lei estadual.

LOCAIS

A orientação foi realizada nas: avenidas Presidente Castelo Branco, Angelo Moreira da Fonseca e os bairros que compõem as Unidades Básicas de Saúde dos bairros Jardim Panorama, Ouro Branco, Vitória Régia, San Remo, Jardim Cruzeiro, Cohapar I, Central, Jardim Lisboa, Praça Anchieta/Guarani e Bem Estar.