Região

EXEMPLO

Filho de pescadores se destaca e é premiado com viagem no projeto “Ganhando o Mundo”

11/07/2022 22H20

Jornal Ilustrado - Filho de pescadores se destaca e é premiado com viagem no projeto “Ganhando o Mundo”

Aos 16 anos de idade, o estudante Alexsander Lopes Martins, de Icaraíma, tornou-se orgulho para familiares, amigos e toda a comunidade do distrito de Porto Camargo e todo o município. Ele foi criado nas margens do rio Paraná,., faz parte de uma família humilde, mas sempre enxergou na edução a chance de melhorar de vida. E está no caminho certo. O rapaz é um dos selecionados entre todos os estudantes do Paraná no projeto Ganhando o Mundo que levará um grupo de 100 alunos para passar um semestre letivo Nova Zelândia. O objetivo é oferecer aos estudantes a vivência em uma escola no exterior. Eles vão viajar no fim do mês.

Mais do que toda a comunidade, felizes estão os pais Geruza Lopes e Leandro Martins que sempre incentivaram o menino, acompanhando o dia a dia dele na escola do distrito de Porto Camargo, onde cursou o Ensino Fundamental, e agora no Ensino Médio em Icaraíma, com a mesma dedicação de sempre. E foram as excelentes notas no histórico escolar que garantiram a conquista para ele.

Orgulho de toda comunidade escolar, principalmente da equipe diretiva e professores, Alexsander esteve na escola há poucos dias para agradecer e mostrar para os demais alunos que toda conquista é possível desde que a pessoa seja persistente e que leve a sério sua jornada escolar ou qualquer outro desafio que a vida possa oferecer. Ele acredita que essa foi apenas uma das várias conquistas que almeja na vida e que vai continuar lutando firme por todos os seus sonhos.

Essa será a primeira viagem de longa distância que o rapaz fará. O passaporte e toda a documentação já foram providenciados com apoio do Núcleo Regional de Educação de Umuarama. Na semana anterior, Alexsander e os demais selecionados para a viagem foram recebidos em Curitiba no Palácio Iguaçu pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Por enquanto, Alexsander é só agradecimento, já que depois de uma infância acompanhando os pais e avós pescadores, viajar para o exterior era apenas um sonho. Os avós paternos sempre foram pescadores e os maternos viveram o tempo todo nas ilhas do rio Paraná, onde o garoto estava sempre. Atualmente a avó continua morando no Porto Camargo e o avô já faleceu.

O pai Leandro Martins diz que sempre acreditou e acredita no potencial do filho, por isso faz questão de incentivá-lo nos estudos. “A gente que tem origem humilde precisa acreditar na educação como uma das formas para melhorar de vida”, diz. O vereador e professor Agnaldo Alberto Cardoso, morador do Porto Camargo, também conhece o estudante desde pequeno e atesta a persistência do referido aluno, como também de outros e outras das escolas municipal e estadual do distrito.

O PROGRAMA

O programa Ganhando o Mundo, promovido pela Seed-PR (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte), tem o propósito de oferecer aos estudantes a vivência em uma escola no exterior, hospedados com uma família local, praticando a língua inglesa, desenvolvendo a autonomia e ampliando os repertórios culturais e acadêmicos. Ao retornar ao Brasil, o aluno tem a missão de compartilhar com colegas e professores todo o aprendizado vivido.

PROCESSO SELETIVO

A primeira etapa de seleção consistiu na análise dos requisitos obrigatórios para a participação: estar regularmente matriculado na 1ª série do ensino médio em um colégio público da rede estadual, ter cursado do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em um colégio da rede pública estadual, ter no mínimo 14 e no máximo 17 anos e seis meses de idade na data de retorno ao Brasil (novembro de 2022), ter frequência igual ou superior a 85% em cada disciplina no ano letivo de 2021 e ter médias anuais do 9º ano, em 2021, iguais ou superiores a 7 em cada disciplina da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Na segunda etapa, foi feita a avaliação das médias anuais de 2021 dos estudantes. Em cada município paranaense, foi selecionado o aluno com a maior nota no ano letivo de 2021 (soma das médias anuais de todas as disciplinas da BNCC). Dessa forma, um estudante de cada município passou para a terceira e última etapa do processo seletivo. Na etapa final, foram selecionados os 100 primeiros colocados.