UMUARAMA
A Secretaria de Saúde de Umuarama comemorou nesta semana a redução de 45% na fila de espera por consultas especializadas. Em quatro meses (de 9 de outubro de 2023 a 1º de fevereiro deste ano), o número de pacientes aguardando atendimento caiu de quase 13 mil para pouco mais de 7 mil. Apesar dos avanços, porém, cinco especialidades ainda apresentam um tempo de espera consideravelmente elevado devido à falta de profissionais.
“Esse resultado é fruto do empenho da nossa equipe em ampliar o acesso à saúde especializada, diminuindo o tempo de espera dos pacientes”, destaca o secretário de Saúde, Edson Souza. “Estamos trabalhando para que as consultas com especialistas sejam liberadas o mais breve possível, facilitando o acesso do paciente e acelerando o processo de seu tratamento”, definiu.
Para reduzir a fila de espera, a Secretaria de Saúde adotou medidas como a ampliação do número de consultas por médico e a contratação de novos profissionais. Mas a redução no tempo para o atendimento especializado trouxe à tona outro problema: o alto índice de faltas às consultas agendadas.
Em janeiro deste ano, 23% das consultas marcadas não foram realizadas, o que corresponde a cerca de 1 mil pacientes que não compareceram. “Essas faltas atrasam o atendimento a outros que aguardam na fila”, explica o secretário. “Pedimos a colaboração da população para que, na impossibilidade de comparecer à consulta, avise a secretaria com antecedência para que a vaga possa ser remaneja”, orientou.
MEDIDAS
Para tentar reduzir esse volume de faltas, a Secretaria de Saúde estuda medidas que podem contribuir, além de solicitar mais atenção dos pacientes, como o envio de mensagens de texto para confirmar a consulta, implementação de um sistema de autoagendamento e a realização de campanhas de conscientização.
Mas a colaboração da população é fundamental para mudar este quadro. A coordenadora do Setor de Média e Alta Complexidade do município, Eliana Beraldo, reforça a importância da responsabilidade dos pacientes.
“As faltas prejudicam o andamento do serviço e atrasam o atendimento de outros pacientes que aguardam na fila”, afirma. “Pedimos que as pessoas se conscientizem e avisem com antecedência caso não possam comparecer à consulta”, solicita.
TRABALHO RECONHECIDO
O prefeito Celso Pozzobom demonstrou satisfação com a redução da fila de espera, mas também se preocupa com o alto índice de faltas. “É gratificante ver que estamos conseguindo reduzir o tempo de espera dos pacientes, mas ainda há muito a ser feito”, diz. “Confio no trabalho da equipe da Saúde para encontrar soluções e diminuir o número de faltas, garantindo um atendimento ainda mais eficiente”, destacou.
Pozzobom reforçou o pedido de colaboração da população. “Se você não puder comparecer a uma consulta agendada com especialista, avise a Secretaria de Saúde com antecedência”, apelou. “Com mais colaboração poderemos garantir o acesso à saúde especializada para todos os cidadãos de Umuarama”, completou o prefeito.