EM UMUARAMA
Dezenas de trabalhadores em busca de oportunidades de trabalho participaram do Feirão do Emprego 2023, realizado pela Prefeitura e parceiros na frente do Centro Cultural Vera Schubert, no Centro Cívico. Durante todo o dia, eles foram orientados pela equipe da Agência do Trabalhador e encaminhados para as mais de 600 vagas disponibilizadas. Algumas empresas realizaram entrevistas no local. “Quem sabe na próxima semana, depois do dia do trabalhador (1º de maio), alguns deles já tenham emprego com carteira assinada”, comentou o prefeito Hermes Pimentel.
Além do prefeito, a abertura do feirão reuniu o secretário municipal de Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva, a gerente regional da Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Sílvia Vendrame, o coordenador do ônibus do programa Emprega Mais Paraná, Mário Cunha, e o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), Miguel Fuentes Romero Neto.
“A administração municipal está de parabéns por promover um evento desses, ofertando empregos e qualificação. O Estado tem uma atuação forte nesta área e o ônibus tem percorrido várias cidades da região, atendendo aos trabalhadores”, disse Sílvia Vendrame. O presidente da Aciu disse que Umuarama é uma das cidades que mais cresce no Estado, e que “as empresas valorizam os bons trabalhadores, comprometidos, que querem fazer carreira, por isso é muito importante a qualificação”, apontou.
Para o secretário Marcelo Adriano, o apoio e a liberdade que o prefeito Pimentel oferecem para a equipe permitem avanços importantes na intermediação de mão de obra. “A agência tem obtido resultados muito bons. Nossa economia gera muitos empregos e a administração trabalha para qualificar os trabalhadores e colocá-los mais próximos dessas vagas. Este é o objetivo do feirão”, apontou.
O prefeito Pimentel agradeceu o empenho de todos os envolvidos no feirão, bem como os parceiros do ‘sistema S’, a imprensa local, a Aciu, a UniAlfa Faculdade e as empresas que ofertaram as vagas – algumas até deslocaram equipes de recursos humanos para entrevistas no local. “Fico contente de ver tantos jovens em busca de emprego. Eu mesmo comecei muito cedo e minha trajetória mostra que com trabalho, dedicação e fazendo o que gosta é possível realizar os seus sonhos. Não espere a sorte. Tenha coragem, se qualifique e busque o seu espaço que vocês vão vencer”, completou.
Os participantes puderam encaminhar a realização de cursos gratuitos de qualificação profissional a distância (EAD) e presenciais, receberam orientações em saúde, odontologia, fisioterapia, psicologia, esporte e lazer, além de auxílio na elaboração de currículos – por alunos do curso de Administração da UniAlfa – e dicas de comportamento durante as entrevistas.