Umuarama

EM UMUARAMA

Famílias têm menos de um mês para recadastramento no programa Lixo Que Vale

22/12/2022 08H40

Jornal Ilustrado - Famílias têm menos de um mês para recadastramento no programa Lixo Que Vale

Mais de 500 famílias de seis grandes bairros de Umuarama fazem parte do Lixo Que Vale, um dos mais importantes programas da Prefeitura para garantia da segurança alimentar em atividade no Paraná. E para que continuem participando, além de assegurar novos benefícios, os responsáveis precisam atualizar seus cadastros junto à Secretaria de Meio Ambiente até no máximo dia 16 de janeiro.

O alerta é direto: quem não atualizar o cadastro, apresentando todos os documentos necessários até essa data limite, ficará de fora do programa em 2023, segundo a chefe da Divisão de Controle Ambiental, Fernanda Periard Mantovani. “Todos os anos os participantes devem regularizar os dados cadastrais, pois desta forma certificam que estão dentro das normas e regras estabelecidas na lei que regula o programa”, relata.

Ela afirma que para realizar a atualização é um processo muito simples. “Basta ir até a Secretaria de Meio Ambiente, que fica no prédio da Prefeitura, levando RG, CPF, comprovante de endereço recente (no máximo três meses) e a carteirinha do projeto. O desligamento é imediato caso o beneficiário não compareça”, indica, acrescentando que essa ação é para identificar se algum morador deixou o bairro ou a cidade e, desta forma, os coordenadores do programa estudam a possibilidade de abrir vagas para novos participantes.

Rubens Sampaio, secretário municipal de Meio Ambiente, explica que no programa Lixo que Vale, as famílias trocam materiais recicláveis por ‘moeda verde’, que pode ser utilizadas na compra de hortaliças, vegetais, carnes, ovos, pães, bolachas, geleias e mel, entre outros itens adquiridos de pequenos produtores da agricultura familiar também cadastrados em outros programas da Prefeitura. “Criado em 2010, o projeto atende atualmente os bairros Parque Jabuticabeiras, Sete Alqueires, Industrial, Jardim Viveiros, Arco-Íris e Alto da Glória, mas a determinação do prefeito Hermes Pimentel é para que a gente amplie, levando o benefício para famílias de outros bairros”, revela.

SERVIÇO – PROGRAMA LIXO QUE VALE – Recadastramento de participantes – Prazo final: 16 de janeiro de 2023 – Local: Secretaria de Meio Ambiente – Av. Rio Branco n° 3717 – Paço Municipal – Contato: (44) 3621-4141 – Ramal 101.