Paraná

SOB INVESTIGAÇÃO

FAB abre investigação para apurar causa de acidente aéreo no litoral

11/07/2023 09H39

Jornal Ilustrado - FAB abre investigação para apurar causa de acidente aéreo no litoral

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB) abriu ainda na sexta-feira (7) investigação para apurar a causa da queda de um avião monomotor na Serra da Prata, ocorrida no último dia 03.

A bordo estavam o piloto, Jonas Borges Julião, 37 anos, e dois passageiros, Felipe Furquim, 35 e Heitor Guilherme Genowei Júnior, o Juninho do Posto, 42 anos,

que não sobreviveram. Todos eram moradores de Umuarama e foram sepultados no sábado (8), no cemitério municipal.

Segundo a FAB, o trabalho está sendo conduzido pelo 5º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA), de Canoas, no Rio Grande do Sul.

Os investigadores do Seripa vão ao local da queda para fazer a checagem inicial dos danos sofridos e causados pela aeronave.

Os peritos vão considerar informações como a inclinação da aeronave, o estado em que ficou a fuselagem, o tamanho da clareira aberta na mata, condições meteorológicas e outros pontos. O objetivo é esclarecer o que ocorreu e também saber o que fazer para prevenir futuros acidentes.

O resgate

O monomotor foi encontrado às 14h01 de sexta-feira (7) no lado oeste da Serra da Prata, em Guaratuba, no litoral do Paraná. O local é muito íngreme, de mata fechada e com altitude de 650 metros. O acesso do resgate foi por rapel.

A aeronave foi encontrada a partir de um sinal de GPS emitido pelo relógio do piloto. Apesar disso, as buscas levaram cinco dias e envolveu ao menos 10 aeronaves e 200 pessoas, inclusive voluntários, que ao todo percorreram uma área de cerca de 200 metros quadrados.

Segundo a FAB, “a conclusão das investigações será o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.

O acidente

A aeronave decolou do aeroporto municipal Orlando de Carvalho, em Umuarama, às 7h50 de segunda-feira (3), com destino a Paranaguá, no litoral. A previsão era de um voo de pouco mais de duas horas e meia, com chegada para as 10h24. Cerca de 10 minutos antes, às 10h14, o avião monomotor Piper Arrow, modelo PA-28R-200 desapareceu, a cerca de 25 km do destino final.

Na pequena aeronave, com capacidade para 4 pessoas, estavam o piloto, Jonas Borges Julião, e os servidores públicos lotados na Casa Civil, Felipe Furquim e Heitor Genowei Júnior. As buscas começaram oficialmente por volta das 14 horas, após alerta do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), em Curitiba, de que o avião havia perdido o contato e não chegado ao seu destino.

No momento do acidente havia muita neblina na região e o tempo estava fechado, segundo informou o Corpo de Bombeiros ainda nos primeiros dias de busca. O aeroporto de Paranaguá é de pequeno porte e a aterrizagem ocorre somente visualmente, sem o auxílio de equipamentos.