Umuarama

UMUARAMA

Extensão do Restaurante Popular no IFPR tem nova fase

27/11/2023 09H54

Jornal Ilustrado - Extensão do Restaurante Popular no IFPR tem nova fase

A instalação de uma extensão do Restaurante Popular no IFPR (Instituto Federal do Paraná) avançou mais uma página esta semana. Um novo encontro entre o prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom, o secretário municipal de Agricultura, João Megda, e o novo reitor da instituição, Carlos José Dalla Nora, foi realizado na quinta-feira (23) quando foram decididos alguns ajustes para que a unidade realmente comece a atender já no início do ano letivo de 2024.

Um ponto que foi enfatizado é que o Restaurante será para atendimento não só de alunos e acadêmicos do IFPR, mas também a operários de empresas sediadas naquela região. “A sede do Restaurante Popular de Umuarama está praticamente pronta e deve iniciar o atendimento à população no final de janeiro, início de fevereiro. As aulas no IFPR vão começar no final de fevereiro, ou seja, acreditamos que vai correr tudo muito bem”, observou Pozzobom.

O secretário de Agricultura detalha que as refeições serão preparadas na cozinha industrial do Restaurante Popular – que fica na avenida Julio Cesar Jarros, no bairro Parque Danielle – e levadas prontas para serem servidas no refeitório do IFPR, que está sendo readequado para atender a um número maior de pessoas. “Como já comentamos, estamos muito felizes em ter essa oportunidade de levar alimentação saudável e a um custo baixo a estudantes e trabalhadores”, afirmou Megda.

O projeto da extensão do Restaurante Popular foi apresentado por Dalla Nora há pouco mais de um mês. “Agora, neste segundo encontro, já significa um passo a mais para tornar o projeto uma realidade. Estamos nos organizando para servir cerca de 1 mil refeições diárias e a ideia agradou muito a todos do IFPR”, destacou o reitor.

Umuarama integra o Programa Paranaense de Apoio aos Restaurantes Populares, que garante refeições saudáveis a preços acessíveis em cidades a partir de 80 mil habitantes. “Além de comida boa, os restaurantes oferecem educação alimentar nutricional e promoção de saúde, práticas de manipulação e preparo de alimentos e dicas de alimentação adequada”, explicou Megda.

Pozzobom acrescentou ainda que é um projeto da administração municipal criar outras extensões do Restaurante Popular em diversos bairros de Umuarama. “Imaginamos utilizar as sedes das associações de bairros, por exemplo, para montar extensões do restaurante e temos certeza de que se trata de algo absolutamente realizável”, declarou o prefeito.