Umuarama

CORONAVÍRUS

Exames particulares para detecção de coronavírus só devem chegar em abril

24/03/2020 09H39

corona-teste-rápido

O medo que o coronavírus vem proporcionando para os moradores de Umuarama está promovendo uma correria aos laboratoriais particulares em busca de exames. Porém os testes rápidos só devem chegar na primeira quinzena de abril.

Segundo Ádriane Cordêiro do laboratório Reunidos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já liberou os pedidos dos testes e agora a empresa espera o encaminhamento dos lotes. “Existe um trâmite de aquisição desses testes, a previsão é que para a primeira quinzena de abril esses testes estejam aqui”, disse.

LACEN

A Secretaria de Estado da Saúde já cadastrou quatro laboratórios privados para ajudar o Laboratório Central do Estado (Lacen) na validação dos testes de pessoas suspeitas de contrair o novo coronavírus (Covid-19): Genoprimer e Unimed, em Curitiba (PR); Sabin, em Brasília (DF); e Dasa, em São Paulo (SP).

O cadastramento atende uma nova metodologia proposta pelo Ministério da Saúde. Ela visa ampliar o mapeamento dos casos e, a partir de um quadro mais exato, permitir que o Estado efetive novas medidas para conter a circulação viral e prepare a rede hospitalar com intuito de isolar pacientes do Covid-19. Entre quinta-feira e domingo, mais de dez dos 54 casos confirmados vieram de laboratórios privados.

MAIS ÁGIL

Segundo a nova metodologia, não é mais exigido o segundo teste pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), desde que o laboratório privado que realizou ou realizará o primeiro esteja devidamente credenciado.

O protocolo estabelecido anteriormente pelo Ministério de Saúde era de que os exames passassem obrigatoriamente pelos laboratórios de cada Estado, mesmo que já realizados por instituições privadas. Ou seja, ainda que um laboratório particular testasse positivo para o Covid-19, era necessário o envio de uma amostra do paciente para o Lacen.