Umuarama

UMUARAMA

Exames indicam que patos mortos no Lago Tucuruvi sofreram intoxicação alimentar

07/06/2024 10H37

Jornal Ilustrado - Exames indicam que patos mortos no Lago Tucuruvi sofreram intoxicação alimentar

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal descartou totalmente a possibilidade de contaminação das águas do Lago Tucuruvi, após receber nesta quinta-feira (6) um laudo pericial feito pelo Laboratório de Análises Ambientais Terranálises. Dez patos foram encontrados mortos no dia 8 de maio e, após passarem por autópsia, veio a comprovação: eles morreram por intoxicação alimentar.

De acordo com os laudos, havia alimentação humana nos estômagos de todas as aves necropsiadas. “Ficamos muito preocupados e ao mesmo tempo indignados, pois a população está dando alimentos proibidos para estes animais como: maionese (salada de batata com creme), repolho refogado, carnes, pão, doces e saladas temperadas com vinagre e limão. É um mito acreditar que o pato come qualquer coisa – ele tem um sistema digestivo bastante delicado e deve ter uma alimentação específica”, aponta o secretário Waltinho Sucupira.

Os patos mortos foram enviados à Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) para investigação de vigilância passiva de síndromes nervosas e respiratórias para aves e a suspeita foi descartada, como relata o diretor municipal de Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal, José Guilherme de Oliveira Junior. “Um dos animais encontrava-se prostrado e foi submetido a necropsia, porém não foram encontrados sinais sugestivos da influenza aviária, nem neste e nem em outros existentes no local”, relata.

Segundo a médica-veterinária Rita de Cássia Lima Ribeiro, representante do Instituto Paranaense de Diagnósticos Veterinários (IPDV) em Umuarama, indica que fornecimento indevido de alimentos por parte da população que frequenta o lago seguramente levaram os animais à intoxicação alimentar. “Algumas pessoas acreditam que dar pão aos patos é algo inofensivo, mas é muito grave, pois o carboidrato pode tornar-se uma toxina. Também é proibido dar pipoca, bolo, chocolate, bebida alcoólica, refrigerante, doces e comidas industrializadas diversas, entre outros alimentos”, registra.

ÁGUA LIMPA

Segundo o relatório de ensaio do Laboratório Terranálises, de Fraiburgo (SC), as amostras de água recolhidas no Lago Tucuruvi – que fica entre os bairros Parque Dom Pedro II e Conjunto 26 de Junho – foram analisadas conforme a Resolução do Conama (Conselho Nacional do Maio Ambiente) n° 357/2005. “Tudo está dentro ou bem abaixo dos índices recomendados. Para se ter uma ideia, os índices de chumbo devem ser inferiores a 0,01 e foram de 0,005. Já o de mercúrio deve ser inferior a 0,0002 e foi de 0,0001, ou seja, as águas estão em ótimas condições”, comentou Fernanda Periard Mantovani, diretora de Meio Ambiente.

O prefeito Celso Pozzobom, diante da confirmação de que os animais foram mortos por intoxicação alimentar, fez um apelo à população, especialmente os moradores daquela região e frequentadores do lago, para que não fiquem tentados a alimentar os patos. “Entendemos que são criaturas dóceis, animais bonitos, de fácil convivência, porém é preciso deixar que eles se alimentem corretamente com peixes, algas, insetos ou sementes de frutas, verduras e legumes frescos. Quem quiser investir, existem até rações específicas para dar aos patos, mas pedimos encarecidamente que não deem ‘comida de gente’, marmitex ou outros alimentos calóricos”, observou.