UMUARAMA
Ambulatório de Infectologia realizou testes rápidos de HIV, hepatites e sífilis em usuários do Albergue Apromo
Um evento especial, durante toda a sexta-feira (18) pela Apromo Albergue em parceria com a Prefeitura de Umuarama, abordou o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, comemorado em 19 de agosto. Entre as ações, destaque para a palestra ‘Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)’ com a psicóloga Lucinéia Ceolin e a realização de 84 testes rápidos de HIV, hepatites virais e sífilis, em trabalho executado por profissionais do Ambulatório de Infectologia da Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama.
O encontro também teve a participação de profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social, que trabalharam o tema Política Nacional para a População em Situação de Rua, instituída pelo Decreto nº 7.053 de 23 de dezembro de 2009. “Registramos a união de força de todos contra o preconceito, a invisibilidade, a negação, o silêncio e o desamparo dessas pessoas. E por isso defendemos aspectos de segurança pública, direito ao trabalho, à cidadania e à educação”, resumiu o secretário Amós Westphal.
Roger Bruno Brambilla Giopato, coordenador do Centro Pop, vinculado à Secretaria de Assistência Social, esclarece que a população de rua pode ser definida como o grupo que tem em comum características como a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular. “Eles utilizam os logradouros públicos como praças, calçadas e outras áreas para moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente. O Centro Pop, assim como a Apromo, são as unidades de acolhimento para pernoite temporário ou como moradia provisória utilizadas por eles em Umuarama”, observa.