Região

ALERTA

Evento de alerta em Maria Helena contra suicídios

29/08/2018 11H08

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, 800.000 pessoas por ano tiram a vida no mundo. E 11.000 são no Brasil. Esses índices vem aumentando significativamente.

Por isso, e por prevenção, a Prefeitura de Maria Helena promoveu uma capacitação que envolveu funcionários de diferentes secretárias do Município, tais como Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Esporte, Secretaria de Transporte, secretaria da Agricultura entre outras. Também envolveu lideranças políticas, religiosas e comunitárias, visando o saber, agir e prevenir, através de sinais de alerta na população em geral.

O comitê Municipal de saúde mental, através de seus membros representantes de diferentes secretárias, antecipou esta ação em 2018, devido à realidade atual exigir urgência no combate ao suicídio. Esta ação faz parte da programação Setembro Amarelo – Campanha Nacional de Combate ao suicídio, onde ocorrerão outras ações no município de Maria Helena, envolvendo os alunos das escolas Municipais e Estaduais com o tema Valorização, entre outras, segundo informou a presidente do Comitê Municipal de Saúde Mental, psicóloga Eliete Portilho Molina. Um dos destaques no encontro foi a palestra com a psicóloga Geysa Apel, através do SENAC. (Da Assessoria)