Umuarama

SOLIDARIEDADE

Estudantes de medicina se preparam para atuar em hospitais de campanha e pedem doações para o RS

08/05/2024 16H21

Jornal Ilustrado - Estudantes de medicina se preparam para atuar em hospitais de campanha e pedem doações para o RS
Imagem divulgação

Um grupo de 24 estudantes do 4º ano de Medicina da Universidade Paranaense (Unipar) estão se organizando para participar de uma expedição para atuar em hospitais de campanha no Rio Grande do Sul.

A iniciativa é da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência (LAUE) e que também está reforçando o pedido de donativos para serem entregues no Corpo de Bombeiros e em pontos de doação como os Correios e a coordenação acadêmica dos Cursos de Odontologia (campus sede) e de Direito (campus III) da Unipar, em Umuarama.

Em todo o Paraná, a arrecadação foi prorrogada até o próximo dia 22 de maio em qualquer unidade do Corpo de Bombeiros. Em Umuarama também há dois caminhões destinados a coleta, em frente ao Hospital Nossa Senhora Aparecida e no contorno da praça Santos Dumont, na avenida Presidente Castelo Branco. A 7ª Sub-divisão Policial da Polícia Civil e as unidades do Instituto Água e Terra (IAT) também são pontos de coleta.

Segundo os estudantes Nadhyele Cavalheri Caresia e Maurício Spricigo, também pedem que sejam doados materiais como luvas e máscaras, além de água, alimentos, produtos de higiene, roupas, calçados e cobertores. “Tivemos a ideia da expedição e de auxiliar na arrecadação dos bombeiros ontem, então estamos correndo com tudo”, explicou Nadhyele.

Ela explicou que ainda não tem data para a partida de Umuarama, pois dependem de tratativas que estão sendo realizadas junto a Defesa Civil gaúcha e também junto a universidade. O LAUE é um projeto de extensão onde os estudantes atuam no primeiro atendimento em situações de urgências e emergências e contam com o auxílio dos professores Dr. Gabriel Orti e Dr. Reinaldo Yoshii