EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Alunos do segundo e do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Zilda Arns conheceram nesta segunda-feira (25) o Horto de Plantas Medicinais da Universidade Estadual de Maringá, no campus UEM-Fazenda, de Umuarama. Eles puderam saber um pouco mais sobre diversas plantas, experimentar chás e verificarem no microscópio, no laboratório da instituição, como são muitas dessas plantas vistas de perto.
O Horto é um projeto de extensão sob a responsabilidade do professor Valdir Zucareli do Curso de Agronomia da UEM-Fazenda, em Umuarama. A visita foi uma iniciativa das professoras Priscilla de Oliveira Carrara, de Biologia e Francielle Friedrichsen Sgorlon, de Química.
Além da visita no Horto, no laboratório de botânica os alunos puderam visualizar as plantas no microscópio tendo um novo olhar sobre esses organismos. Também tiveram experiências nas áreas de química com a bióloga Andréia Paula, de Zoologia e de sementes no laboratório de sementes e de zoologia com os Servidores Técnicos Fernando e Maria Aparecida.
Ao final da visita os adolescentes plantaram uma árvore, em homenagem ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, e puderam conversar sobre a importância das árvores no equilíbrio dos ecossistemas e no combate ao aquecimento global, tão evidente nos últimos dias.
“Tal iniciativa demostra o forte compromisso das instituições públicas (escolas e Universidades) com o ensino de qualidade e os esforços dos professores em trazer para os alunos uma visão interdisciplinar dos conteúdos abordados em sala de aula”, salientou o professor Valdir Zucareli.
Visitas em grupos ou individuais pode ser feitas por escolas e também pela comunidade em geral, diretamente com o professor Zucarelli, pelos telefones 3621 9433 ou 999006898. O Horto também disponibiliza mudas de plantas.