A arte de empreender
Umuarama – O estudante Lucas Dias Butierrez, de apenas 13 anos, resolveu empreender para conseguir divulgar a sua arte e ainda levantar algum dinheiro. Desde a pandemia, ele montou uma banca nas feiras de sábado a tarde, a Faísca e na de domingo de manhã, na avenida Parigot de Souza, ambas em Umuarama.
São ao menos 15 encomendas por mês, que variam desde personagens de desenhos e mangás até caricaturas, feitas a partir de fotografias ou da pessoa ‘ao vivo’. O trabalho acontece principalmente em preto e branco. “Muitos escolhem como um presente de aniversário, por exemplo”, explicou Lucas. Os desenhos são feitos em papel A4 e são entregues em molduras.
E no espaço, Lucas mantém canetas, lápis e papel para crianças também desenharem e sempre rola até algumas ‘aulinhas’, com dicas de como melhorar os desenhos. A ideia é fomentar a arte.
Segundo a servidora pública Terezinha Dias dos Santos, o filho desde pequeno mostrou talento para o desenho. Ela recorda que os primeiros surgiram nas paredes da casa da família e também na da escola.
Ainda no jardim, virou o ‘rei da massinha’, pois fazia modelagens para ele e para os colegas de sala. Os campeões eram o Pokémon elétrico Pikachu e o Sonic, personagens que nasceram nos jogos de videogame e fazem sucesso entre a criançada.
Mas Lucas, prefere o sovina Tio Patinhas, criado por Walt Disney e também coelhos. Esse é um dos principais desenhos retratados pelo artista desde pequeno. “Também gosto de outros personagens”, contou. Ele disse que é comum parar um filme no meio para desenhar um dos personagens.
Mas as primeiras linhas em busca da profissionalização aconteceram aos seis anos, quando a mãe presenteou Lucas com aulas de desenho, com o cartunista umuaramense Marcos Vaz. “Foi o melhor presente que já ganhei”, ressalta Lucas.
De lá para cá, a quantidade de desenhos só aumentou, bem como o domínio da técnica. “Agora é que ele está investindo em materiais mais caros, como canetas especiais, que dão um profissionalismo maior aos desenhos”, explicou a mãe, Terezinha.
Além da arte com caneta e papel, Lucas também se aventura na modelagem com argila. Um dos que considera entre os melhores trabalhos está uma caricatura do pai, feita em 3D. “A argila é mais fácil de trabalhar do que a massa de biscuit”, disse. Ele usa o biscuit para confeccionar bonecos que também comercializa na feira.
O umuaramense Lucas Butierrez está entre os cartunistas brasileiros que integra a amostra virtual Exposição Love – Homenagem ao Rei Pelé, que reúne trabalhos que homenageiam o jogador Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, que morreu no último dia 29 de dezembro.
O desenho de Lucas mostra o jogador com a camisa 10 da seleção canarinho, beijando a bola de futebol, com uma coroa na cabeça e 3 corações. “A ideia foi retratar o Pelé como jogador da seleção, como rei (coroa) e lembrar que ele é da cidade de Três Corações, em Minas Gerais”, explicou o artista.
Para conferir a exposição, clique aqui