DESTAQUE
O estudante João Vitor de Souza Varini, (13 anos) do Colégio Atenas de Cidade Gaúcha, onde cursa o 8º ano do ensino fundamental, foi o vencedor da fase distrital do Concurso do Cartaz sobre a Paz de 2021 promovido pelo Lions Clube Internacional. Nesta semana, João Vitor e outras lideranças foram recebidos na Prefeitura pelo prefeito Henrique Domingues e a vice-prefeita Silvana Pauleski.
O Concurso do Cartaz Sobre a Paz, é realizado anualmente pela Associação Internacional de Lions Clubes. O trabalho escolhido estampa as campanhas que o Lions promove em todo o mundo para propagar a paz. Meninos e meninas matriculados nas redes estaduais e particulares do mundo todo participam do concurso.
As fases acontecem nos clubes, passam para os distritos e posteriormente distritos múltiplos que escolhem o representante de cada país. A final acontece nos Estados Unidos onde são oferecidos medalhas e certificações internacionais e prêmio em dinheiro ao artista vencedor que recebe a premiação em cerimônia solene na sede da ONU – Organização das Nações Unidas em um dia especial dedicado ao Lions Clube Internacional.
O estudante de Cidade Gaúcha abordou a conectividade como forma de auxílio na propagação da paz e aproximar pessoas especialmente no período de isolamento social provocado pela pandemia. “Mesmo distantes uns dos outros, permanecemos conectados em busca da Paz”, escreveu João Vitor. Seu trabalho ganha projeção nacional e pode chegar à final do concurso nos Estados Unidos.
A coordenadora do Concurso, Ana Sinhorini Rodrigues Ferreira, disse que a competição mundial tem efeito singular. E mais do que uma obra artística, visa levar a criança a pensar sobre um mundo melhor.
Além de João Vitor, em primeiro lugar, a comissão elegeu Giulia Gabriela S. Calizotti, 13 anos, da Casa do Bom Menino – Projeto Crescer de Arapongas em segundo lugar e Thuriel Meaque Geraldo, 11 anos do Instituto Vicentinos do Brasil, em terceiro.
DESTAQUE
Cidade Gaúcha é destaque nos concursos de artes como o do Lions Clube e seus estudantes chamam atenção pelo alto nível de seus trabalhos. É de lá que saiu o maior número de vencedores do Cartaz sobre a Paz promovido pela Associação Internacional de Lions Clube dos Distritos LD e LD-6.
O LIONS EM CIDADE GAÚCHA
No município, a sociedade leonística é atuante. Fundada em 3/09/1966, o clube conta atualmente com 39 associados. Christiano Fontana de Oliveira é o presidente do clube que se dedica em diversas frentes, entre elas, o Banco Ortopédicos e ações no âmbito educacional, como o incentivo a participação de adolescentes da cidade no concurso do Cartaz sobre a Paz.
Em 2006, por exemplo, o jovem Cleverson da Silva Rosa, então com 13 anos, colocou a Cidade Gaúcha no centro do mundo.
Orientado pela Professora Simone, Cleverson deu ao Brasil na época o título mundial no concurso daquele ano. Foi a primeira e, até agora, a única vez que o país conquistou o mundo no concurso. (Com informações do jornal Circulandoaqui)
BOXXXX
PROFESSORES E ALUNOS DEDICADOS
Mas o que há em Cidade Gaúcha que faz dela um berço de notáveis talentos para os desenhos? Ana Sinhorini, coordenadora distrital do concurso tem uma resposta: “A dedicação de seus professores”, resume. Para Vanda Schwerz, Coordenadora do Projeto no Clube de Cidade Gaúcha, disse que concorda com Ana Sinhorini e acrescentou que os alunos também são bem dedicados. “Tivemos muito êxito com o Cartaz sobre a Paz no decorrer dos anos, com várias premiações, graças ao talento de muitas crianças e em especial da Professora Simone, a princípio e, nos últimos anos da Professora Cibele”, grafou. Cibele Regina da Silva Heck é a atual Professora de Artes nos Colégios Atenas (particular) e Cel. Marechal Costa e Silva (Estadual), além de Escola Especial Ana Neri – APAE. Ela é irmã da Professora Simone e herdou dela a leveza e o talento para lidar com seus alunos. “Toda criança tem talento para alguma coisa. O que nós fazemos é dar condições a ela de expandir seus limites, ensinando as técnicas adequadas para que ela faça sempre o melhor naquilo que gosta”, finaliza Cibele.