Umuarama

Infraestrutura

Estrada Passa Quatro recebe cascalho produzido de entulho de construção

19/02/2020 08H44

passa-quatro

A Estrada Passa Quatro, que liga várias propriedades rurais ao distrito de Lovat, está recebendo cascalho produzido a partir de entulho de construção na usina de britagem do Aterro Sanitário Municipal. A via recebeu completa readequação e é a primeira do município a ser cascalhada com este material, que recebe compactação com rolo para melhor incorporação ao solo.

Nas últimas semanas a estrada teve a limpeza das faixas laterais, quebra de barranco e realinhamento, recuperando o traçado original. Também ganhou caixas de contenção da água da chuva e agora o cascalho. A Secretaria Municipal de Serviços Rodoviários utilizou patrolas e pás carregadeiras para as adequações do leito e limpeza das caixas. A escavadeira hidráulica do município também reforçou a patrulha mecanizada responsável pela obra.

“Essa estrada tem quase 2 quilômetros de extensão e além de servir às propriedades tem um grande movimento por conta dos trilheiros e seus familiares, pois ali se localiza a sede social da associação da categoria”, informou o secretário municipal de Serviços Rodoviários, Mauro Liutti. “Com a obra, os moradores terão melhores condições de mobilidade”, assegurou.

Produzindo brita desde setembro de 2019, a usina implantada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente vem processando diariamente toneladas de entulho de construção. Após a separação do papel, plástico, metais e vidro (destinados à reciclagem) e também de madeira e outros resíduos, o entulho descartado pelas empresas de caçambas é processado e triturado, resultando em brita de três bitolas.

“A brita mais grossa estamos reservando para utilizar como cascalho nas estradas, enquanto a média e a fina podem ser usadas para acabamento e outras finalidades. O resultado da Estrada Passa Quatro foi muito bom. O emprego desse material vai garantir mais durabilidade ao serviço de adequação realizado pelo município”, acrescentou o prefeito Celso Pozzobom, que acompanha de perto a conservação das estradas rurais de Umuarama.

Ele informou que a Prefeitura paga hoje cerca de R$ 1 mil por caminhão de cascalho, adquirido na região. O aterro recebe quase 100 caçambas de entulho por dia. Com este volume, a usina tem capacidade de produção de até 20 m³ por hora, aproveitando o entulho que antes era descartado em espaços particulares ou dispensado de forma irregular em terrenos, aterros e fundos de vale.

Desta forma, a usina permite ainda reduzir o volume de rejeitos dispensados na natureza.