Umuarama

Saúde

Estoque do Banco de Leite Materno chega ao nível crítico e precisa de doações

20/01/2020 09H21

leite-materno-norospor-doacao

Com o período de férias, o banco de leite materno do Hospital Norospar de Umuarama está em nível crítico e precisa de ajuda. O leite materno vindo das doações é o principal alimento para a recuperação dos bebes da UTI Neonatal do Hospital Maternidade. Porém, mesmo salvando vidas as doações caíram cerca de 70% no mês de dezembro.

Segundo a fonoaudióloga Daiane Augusto Caetano Ribeiro, responsável pelo posto de coleta de leite materno do hospital, a UTI Neonatal possui 10 leitos e geralmente todos estão ocupados, uma vez que a maternidade atende pacientes de toda a região. “Precisamos manter um estoque mínimo de 40 litros de leite por mês para suprir as necessidades da UTI Neonatal. Mas desde o mês de dezembro, devido as férias, essa média caiu para 12 litros por mês, leite insuficiente para atender os prematuras. Nestes casos temos que oferecer a fórmula”, explica.

A entrevistada explica que a fórmula não é o alimento ideal para o prematuro, pois o leite materno protege o sistema imunológico do prematuro, protegendo-o contra infecções, condição imprescindível ao prematuro”. “Para um bebe prematuro é imprescindível a alimentação do leite materno, pois o alimento tem nutrientes e acidez recomendável. É a espécie especifica para um bebe”.

Como doar?

Para realizar a doação a mãe precisa ser saudável. As mulheres interessadas em doar precisam ir até a Maternidade do Hospital Norospar e procurar o Posto de Coleta. Essa mãe ainda deve levar os documentos pessoais e informações do pré-natal (carteirinha da gestante e exames).

No local será feito um cadastro rápido, orientações de como retirar e armazenar o leite e a lactante receberá um kit para fazer a coleta do leite em casa. Daiane lembra que em 15 dias um bombeiro ou moto-boy irá até a casa da doadora recolher o leite e levar um novo kit. “Fizemos uma parceria fundamental com o Corpo de Bombeiros de Umuarama, em um projeto que chama ‘Bombeiro Amigo do Peito”, diz a responsável.

Frascos

O banco de leite também precisa com frequência de potes de vidro, que são entregues para as mães fazerem a coleta. Os recipientes adequados são aqueles com bordas largas e tampas plásticas, como os potes de vidro de cafés solúveis ou de conserva de palmito, por exemplo. O ideal é que não haja pintura no vidro e não é necessário que o pote tenha tampa, pois o hospital compra as tampas mais indicadas.