Agricultura
O Departamento de Economia Rural (Deral) de Umuarama, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), estimou redução, na segunda-feira (20), de 30% na produção de soja da região e 45% no milho. O motivo seria o excesso de calor e falta de chuvas entre novembro e dezembro. Até o momento, as porcentagens podem gerar prejuízo superior a R$ 500 milhões para toda a região.
Segundo o engenheiro agrônomo do Deral de Umuarama, Antônio Carlos Fávaro, o percentual real de perdas da safra da soja 2021/2022 só poderá ser levantado com o fim da colheita, porém no último levantamento realizada no dia 20 a previsão não era animadora. Ainda conforme o entrevistado, 30% do plantio de 197.783 hectares de soja foram comprometidos com a estiagem e o calor intenso.
O prejuízo pode ser maior, pois ao longo da semana a chuva que era esperada para região não se confirmou e as temperaturas apresentaram elevação. “Caso chova durante 15 dias a situação pode mudar e a soja apresentar melhora. Porém, não existe previsão para chuvas expressivas na nossa região até o dia 25”, disse.
A cultura do milho foi ainda mais afetada pela seca e já registra 45% de perdas. “O milho é pior, pois não tem como recuperar, mesmo que chova. A mandioca e pastagem também estão sofrendo com as condições climáticas e consecutivamente o frango, suíno e gado de leite que precisam da ração”, explicou Fávaro.
No âmbito estadual, o Paraná poderá colher 22,54 milhões de toneladas na safra de verão, em uma área de 6,24 milhões de hectares. O volume representa uma redução de 3% com relação à safra de verão 2020/2021, e a área é 2% maior.
Na avaliação do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, o ano de 2021 foi bastante desafiador para os agricultores paranaenses. “Tivemos uma profunda crise hídrica e geadas severas que provocaram perdas na produção. Porém, acabamos o ano com o setor agro participando em mais de 80% do esforço exportador do Paraná”, diz.
Entre os meses de setembro e dezembro choveu em Umuarama apenas 413 milímetros. Segundo o Simepar, a estabilidade aumenta a partir desta sexta-feira (24) sobre o Paraná, com baixa possibilidade de chuva, exceto sobre o litoral, onde algumas garoas ocasionais ainda são esperadas. As temperaturas a tarde se elevam, mas principalmente em áreas ao oeste e norte do Estado, onde o aquecimento será mais significativo. Para Umuarama a previsão é céu aberto entre hoje e amanhã. Para domingo existe a possibilidade de chuva de 9 milímetros.