Cotidiano

UMUARAMA

Estacionar em guia rebaixada é infração mais comum, segundo GM

05/09/2018 06H15

Estacionar em guia rebaixada (meio-fio) é a infração mais comum cometida pelos condutores de Umuarama, segundo a Guarda Municipal.

Na sequência estão parar em vaga para deficiente físico e para idoso, de acordo com a GM. Ao andar nas ruas da cidade, não é difícil de flagrar uma irregularidade.

Somente no mês de agosto, foram 109 denúncias de veículos estacionados irregularmente apresentadas pela comunidade junto a GM.

Segundo o diretor da corporação, inspetor Valdiney Rissato, mais de 90% das denúncias são feitas pela comunidade. “As pessoas veem a irregularidade e ligam denunciando. Estão mais conscientes de seus direitos”, analisou. O canal para denúncia é o telefone 153.

Estacionar em guia rebaixada é infração considerada média, com perca de 4 pontos na habilitação e multa de R$ 130,16, segundo o Código de Trânsito Brasileiro.

Já estacionar em vagas de deficiente físico e de idoso são consideradas infrações graves, com multa de R$ 195,23 e perca de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

BALANÇO

Em balanço apresentado esta semana pela GM, revela que a corporação atendeu 410 ocorrências em agosto. Foram recebidas 25 reclamações de perturbação do sossego público, oito casos de roubo ou furto e três prisões de suspeitos.

A guarda também apreendeu dois veículos com adulterações, outro com placa clonada e mais um circulado com situação de baixa. A apreensão de drogas no mês passado somou 19,3 quilos (26 tabletes).

Temos um efetivo de 31 guardas que atua em sistema de plantão. Nossa missão é contribuir para a segurança da população com policiamento administrativo ostensivo, prevenção a infrações penais e administrativas e proteção patrimonial do município”, explicou o inspetor Rissato.

 

OUTRAS

Outras ocorrências que também tiveram volume no mês passado foram abordagem de suspeitos para averiguação (44 casos); averiguação de andarilho, usuários de drogas e álcool, mendicância e indígenas (36); denúncias de pessoas em atitude suspeita próximo a residências e comércios (27); abordagem de veículo e motocicletas (14); auxílio ao trânsito para controle do tráfego de veículos e interdição de via (12); informações de sinalização de trânsito (12); e ocorrências na estação rodoviária e imediações (11).

Houve também atendimento a situações com animais (9), apreensão de veículos e motocicletas (8), furto e roubo (8), acidentes de trânsito sem vítima (7), apoio aos fiscais do Código de Posturas do Município (7); ocorrência no Pronto Atendimento e hospitais (6); brigas e discussões (6); apoio em serviços gerais da Prefeitura (5); e denúncias de derramamento óleo ou entulho (5), entre outras ocorrências.