Umuarama

NASCIMENTO DE JESUS

Esse natal será para fortalecer os vínculos familiares

24/12/2020 12H00

Há cerca de dez meses vivemos um momento de incertezas, medos, frustrações, perdas e angústias por causa da pandemia do coronavírus. E neste Natal, diferente dos anos anteriores, não haverá grandes festas e celebrações.

As famílias vão permanecer recolhidas em casa, vivenciando o nascimento de Cristo rodeados de poucos. “Esse natal será para fortalecer os vínculos familiares, em casa, sem grandes festas, mas a essência do natal, o sentido, não irá se perder, que é o nascimento de Cristo”, salientou o pároco da paróquia São Lucas e São Cristóvão, Maurício Cassemiro Costa.

Ele acredita que o nascimento de Cristo irá fortalecer as esperanças em dias melhores e de valorização em Deus e também na humanidade. “O natal é um mistério de alegria, onde devemos focar no Messias”, contou. Padre Maurício lembrou que a celebração também será diferente dentro das comunidades, pois as missas terão um número pequeno de participantes e a maior parte dos fiéis vai participar através das celebrações transmitidas pelas redes sociais.

Padre Maurício Cassemiro salienta que o momento é de reflexão e união para celebrar o nascimento de Jesus e renovar esperanças (foto arquivo pessoal)

“É desafiador para o padre também, pois não vamos ver a comunidade reunida como acontece todos os anos”, afirmou o pároco.

Para vivenciar e renovar a esperança nesse momento difícil que a humanidade vive, onde tantos perdem entes queridos e estão recolhidos, limitados na convivência com pessoas amadas e queridas, a Igreja tem incentivado que as famílias se preparem para a chegada do Menino Jesus através das novenas.

São momentos de oração e reflexão em sociedade, mas esse ano, esse momento está sendo vivenciado apenas no círculo familiar. “Esperamos que a novena ajude a fortalecer esse vínculo em casa, para que a união e a esperança sejam renovadas”, afirmou o padre.

Em Umuarama uma das ações adotadas pela Diocese foi aumentar a quantidade de celebrações natalinas nas paróquias, dando a oportunidade para que um número maior de fiéis participe presencialmente e transmitindo pelas redes sócias para que as famílias possam participar cada um de sua casa.

Na Paróquia São Lucas e São Cristóvão, no dia 24 a missa das 19h30 será transmitida ao vivo e no dia 25 de dezembro, será a celebração das 8 horas.