TEATRO
Companhia dirigida por Vinicius Guerra faz parte da Fundação Cultural de Umuarama
A Companhia de Teatro Encena, da Fundação Cultural de Umuarama, acaba de ser premiada na 16ª edição do Festival de Teatro de Pinhais, um dos mais importantes do Paraná. O espetáculo ‘Buuh’ ficou em primeiro lugar em ‘Melhor Caracterização’. No elenco, 15 artistas umuaramenses, que venceram na categoria amadora.
O diretor e roteirista Vinicius Guerra conta que a peça estreou em junho, em montagem especial para comemorar o aniversário de 68 anos de Umuarama. “Estávamos competindo em várias categorias, mas vencer na categoria com a melhor ‘caracterização’ tem um sabor a mais, já que esse termo é bastante abrangente e profundo, pois são levados em conta não só a técnica teatral, mas analisa questões como expressão corporal e gestual, maquiagem, composição cênica, entre outros elementos”, detalha.
Ele prossegue observando que em se tratando de ‘caracterização teatral’, o termo abrange muito mais do que a maquiagem, o figurino e os adereços que são utilizados pelos atores. “[A caracterização teatral] está dentro do processo que o ator ou atriz está desenvolvendo, estabelecendo ligações com o cenário, as luzes e outros elementos de uma encenação: é um processo que inclui figurino, maquiagem, adereços e recursos corpóreo-vocais do ator, tudo totalmente interligado no espetáculo”, define.
‘Buuh’ é uma obra inédita e autoral – de Vinícius Guerra – que conta a história de Bruno e seus fantasmas. “Uma metáfora sobre os medos e como lidar com os grandes vilões das nossas próprias histórias. O tema encantou o público de Umuarama, passou por diversos municípios da região e foi selecionada para participar do Festival de Pinhais”, relata.
Para o diretor, o prêmio vem para coroar o trabalho realizado na Fundação Cultural na área do teatro e para dar ainda mais foco aos talentos locais. “Os artistas se preparam agora para outros festivais que se aproximam e para uma estreia ainda em 2023 com outra trama inédita. Parabéns a todos os atores e o nosso muito obrigado ao prefeito Celso Pozzobom, que nos deu apoio e incentivo para que pudéssemos ir a Pinhais”, registrou.