Umuarama

COVID-19

Especialistas falam sobre o coronavírus e alertam para a importância da prevenção

30/03/2020 08H26

Cuidar de você e o próximo, essa é a mensagem que o coronavírus deixa para a população mundial. O vírus tem alto poder de transmissão entre as pessoas e por isso cabe a cada um fazer sua parte, no sentido de minimizar a disseminação do Covid-19. Para isso, lave sempre e muito bem as mãos, se estiver tossindo ou espirrando use mascara e fique em casa.

Segundo o médico infectologista de Umuarama, Ricardo Delfini Perci, em vídeo disponibilizado na internet, o coronavírus causa a doença Covid-19, que tem sua transmissão por meio respiratório com as gotículas dos espiro ou tosse, mas também, é transmissível ao toque ou contato, com superfícies contaminadas pelo vírus. “O vírus fica no ar cerca de duas horas, por isso temos que nos preocupar com o ambiente, com as mãos, com os espirros, tosse, tocar a mão na boca e olho. Temos que lavar as mãos sempre”, alertou.

Ainda segundo o profissional, a primeira recomendação dos órgãos de saúde é ficar em casa, principalmente quem tem mais de 60 anos de idade ou estão dentro do grupo de risco. “Se você está com tosse e espirros use a máscara, pois reduzirá a possibilidade de disseminar o vírus e o mais importante, higienizar as mãos. Um alerta, na hora de lavar as mãos tire a aliança e anéis. A mão deve ser lavada por completo inclusive as unhas”, esclareceu.

A médica intensivista e responsável pelo serviço de infecção do Hospital Cemil, Fabiana Balbino Sant Ana Fuck, explicou o que o vírus tem alto poder de transmissão de uma pessoa para outra. Além disso, pode levar complicações respiratórias para a população com mais de 60 anos, ou aqueles com doenças respiratórias, cardíacas, renal crônico, com tuberculose, hanseníases, transplantados, diabéticos e ou que usam imunossupressores.

A médica também enfatizou a necessidade de prevenção. “Temos que priorizar a prevenção. É preciso lavar as mãos o punho, a palma da mão, costas, meio dos dedos e unhas. O tempo todo é necessário vigiar seus movimentos e se não tem uma torneira para lavar, passe álcool em gel 70%”, disse.

Quando tenho que procurar um médico?

Conforme o infectologista Ricardo Delfini Perci, a pessoa deve procurar o médico quando apresentar mais de um dia com febre alta ou se estava com tosse seca e começou a sair secreção com catarro e no caso de dificuldade respiratória. “Neste momento tenha em mente que deve proteger as pessoas, pois uma pessoa contaminada pode contaminar até três a sua volta. Siga as orientações do Ministério da Saúde, não de fake news”, finalizou.