Umuarama

SEGURANÇA

Especialistas explicam como manusear os fogos de artifício para festa da virada de ano

31/12/2022 07H30

Jornal Ilustrado - Especialistas explicam como manusear os fogos de artifício para festa da virada de ano

Na virada do ano de 2023 os fogos de artifício continuam dando o brilho e levando alegria para as festas. Seja o artefato com barulho ou sem barulho, as pessoas precisam ficar atentas para os cuidados de manuseio. Por conta disso, o jornal Umuarama Ilustrado entrevistou a tenente Marinez Imoto, do 6º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Umuarama (SGBI), aconselha como evitar os imprevistos.

tenente_imoto_umuarama

Conforme a tenente, o cuidado deve começar ainda na revendedora, que deve ser credenciada. É importante checar a procedência do material: fabricante, selo de Inmetro e armazenamento podem fazer diferença no funcionamento dos rojões e demais fogos de artifício. “A recomendação é para que apenas adultos manuseiem e que a pessoa evite consumo de bebidas alcoólicas para diminuir os riscos. Antes de soltar os fogos leia atentamente e siga as instruções do fabricante identificada na caixa”, explicou Marques.

Ainda segundo a tenente Imoto, é nas comemorações de fim de ano que ocorrem o maior índice de acidentes devido à falta de cuidados com explosivos. Sendo que a gravidade do acidente é alta por dilacerar principalmente uma das mãos. Mas a tenente ressaltou que devido às campanhas explicando o perigo, há algum tempo não é registrado acidente desse tipo atendido pelo Corpo de Bombeiros de Umuarama.

EXPERIÊNCIA NO ASSUNTO

dicas_fogo_manuseio

O profissional Adelso José Felisberto, proprietário de uma casa de fogos, explica que a maneira correta de utilizar esses equipamentos é procurar um lugar aberto, não lançar em ambientes fechados, nem juntos às redes de eletricidades. Próximo de residências também não é aconselhável, relata Felisberto. “Caso estiver com pessoas próximas, peça-as para que se afastem e nunca solte em direção a ninguém”, acrescenta.

Entre as regras, o segredo é nunca segurar os fogos de artifício com as mãos. O correto é prender o rojão em uma armação, cerca ou muro, e não ficar próximo na hora de acender, alertou o empresário.

ACIDENTES

O uso de fogos de artifício pode provocar queimaduras, lesões com lacerações, cortes, amputações dos membros superiores, lesões de córnea ou perda da visão. E para evitar qualquer tipo de transtorno, é importante usar os prolongamentos e bases de lançamento que são comercializados junto com os fogos. “É muito importante seguir as instruções das embalagens. Acidentes são comuns com pessoas que não aplicam os fogos de forma correta”, alertou a tenente Marinez Imoto.

PROCURA

Felisberto ressaltou que a procura pelos fogos começou na semana que encerrou as comemorações de Natal. Ele acredita que este ano o consumo deve superar do ano passado e os consumidores estão procurando principalmente os fogos coloridas. Para suprir a procura sua loja vai trabalhar em horário especial neste sábado (31).