Umuarama

alerta

Escritórios de advocacia alertam sobre golpistas que estão pedindo dinheiro de clientes em ações judiciais 

08/09/2022 17H23

Jornal Ilustrado - Escritórios de advocacia alertam sobre golpistas que estão pedindo dinheiro de clientes em ações judiciais 
Acesso internet celular

Dois escritórios de advocacia que atuam em Umuarama emitiram nesta quarta-feira (8) um alerta sobre tentativas de golpes que estão sendo aplicadas por criminosos contra seus clientes.  

Segundo as denúncias, estelionatários estão enviando mensagens pelo aplicativo What’sApp se passando pelos advogados.  

Golpe 

No texto citam o nome do profissional do Direito, o número do processo e dizem que há um valor para ser resgatado através de alvará, mas que para isso o cliente precisa fazer o pagamento de uma ‘taxa’. Na mensagem também consta um número de telefone com DDD 41, para tirar dúvidas. 

Prejuízo  

Até o fechamento da matéria foi apurado que ao menos uma pessoa acabou efetuando o pagamento em favor dos golpistas, acreditando que estava repassando o valor para seu advogado atuar no processo. Ela perdeu R$ 2.897,00.  

Alerta 

Ao perceber a fraude, o Escritório Yokohama & Yokohama Advogados Associados emitiu um alerta aos clientes e passou a fazer contato direto com todos para alertar sobre a situação.  

“Nossos clientes têm recebido por WhatsApp falsas mensagens, que são tentativa de golpe. Os bandidos pedem dinheiro para “liberar o dinheiro” (que não existe), dizendo que é uma “taxa” (que também nunca existiu)”. 

Em nota, informam ainda que já foi formalizado boletim de ocorrência junto a Polícia Civil.  

“Se você recebeu mensagens do mesmo tipo, ignore-a; não retorne. Se precisar de mais informações, por favor, ligue no escritório ou venha até nossa sede, como achar mais conveniente”, consta no documento. 

Fraude 

Posição similar adotou o escritório Ferri e Ferri Advogados.  

Segundo o advogado Fabrício Ferri, ao menos três clientes o procuraram nesta quinta-feira o questionando sobre a situação. “Eles perceberam que era um golpe e não realizaram o pagamento”, disse Ferri. Ele salientou que os criminosos usaram informações verdadeiras na abordagem.  

“Na mensagem constam informações verdadeiras, como o nome do cliente, o processo que realmente existe e o meu nome. Estão usando informações verdadeiras para chegar até o cliente com a intenção de aplicar o golpe”, alertou o advogado.  

Ferri orientou que se clientes do escritório sejam abordados, para ignorar qualquer mensagem e entrar em contato diretamente com ele ou pelo telefone fixo da empresa. 

Dados  

Dados como nome de partes e advogados e número de processos são informações que podem ser obtidas junto aos sites dos tribunais. Um recurso que facilita o acompanhamento processual para as pessoas, também acaba sendo usada por pessoas mais intencionadas.