Umuarama

Vire a Página

Escritora convidada para a comemoração de 10 anos dos livros que salvam vidas

21/08/2019 08H18

VIRE A PÁGINA Coleção infantil completa 10 anos ajudando quem luta pela vida

A escritora, professora e colunista, Ângela Russi, convida toda a comunidade para a comemoração dos 10 anos da coleção de livros infantis “Vire a Página”. Os livros surgiram para leva um pouco de alegria e esperança às crianças que atravessam o tratamento contra o câncer. O evento será hoje, às 20h, no Centro Cultural Vera Schubert e a entrada será 1 kg de alimento não perecível, que será revertido para o Hospital Uopeccan.

Segundo Ângela Russi, será uma noite muito especial com a apresentação da Orquestra de Violinos do Conservatório Musical Santa Cecília, Coral Municipal de Umuarama e da Uopeccan. A noite ainda será abrilhantada pelo lançamento dos e-books e vídeos da coleção “Vire a Página” e para fechar as comemorações, a noite contará com a apresentação da peça teatral “Vire a Página”.

“Vai ser uma celebração a vida, agradecimento dos dez anos da coleção e que representou para mim e para as demais pessoas. Além de ajudar as crianças em tratamento, a coleção foi adotada em muitas escolas como projeto de leitora. As professoram me chamam, as crianças me entrevistam, então além de tudo fomentou a leitura”, disse.

Os Livros

A coleção Vire a Página foi pensada para crianças em tratamento de câncer, são cinco livros que retratam de uma forma lúdica como funciona a quimioterapia, a importância de fazer a cirurgia – quando necessário – e como lidar com a queda dos cabelos. “Foi idealizado com uma linguagem que permite a criança se identificar com a história e saber como lidar com o que está acontecendo com seu corpo e em um momento tão difícil”, disse.

Em ordem, a coleção composta pelos livros “Químio, o Caçador”, “Árvore Careca”, “Vitória Régia”, “Anjo Querubim” e “Eu no espelho”.

Foram impresso cinco mil exemplares da coleção, destinados principalmente a ala pediátrica da Uopeccan de Cascavel. Os livros ainda podem ser adquiridos ainda diretamente com a escritora, no Rotary e também na Livraria Paraná por apenas R$ 20. “Todo o dinheiro da venda é revertido para o hospital”, afirmou Ângela.

História que enriquece

No ano de 2011 Ângela recebeu um e-mail, no qual, uma mãe agradecia por ela ter escrito os livros. No texto do correio eletrônico, a mulher ressaltou que sua filha, na época com 4 anos, conseguiu superar o tratamento contra o câncer, com ajuda da coleção Vire a Página. “Agora na comemoração dos 10 anos, queria saber como estava essa menina e mandei um e-mail, com medo, pois nesses casos as notícias podem não ser boas. A mãe respondeu e contou que a menina hoje tem 15 anos e é atleta e quando teve alta doou os livros para o Hospital de Bauru (São Paulo). Esse mesmo hospital ainda comprou mais 100 coleções”, noticiou a escritora.