Umuarama

Educação

Escolas do NRE de Umuarama começam a receber climatizadores de ambiente

04/06/2020 08H40

climatizadores-gilmara-nre-umuarama

A chefe do Núcleo Regional de Educação de Umuarama (NRE), Gilmara Ana Zanata, realizou a entrega, na manhã de ontem, de aparelhos climatizadores para três escolas de Umuarama. Os equipamentos fazem parte do projeto do Governo do Estado do Paraná junto com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar).

Segundo Gilmara Ana Zanata, 30 escolas de Umuarama e região vão receber os aparelhos na primeira remessa. “Os equipamentos já começaram a chegar e vão melhorar a qualidade na sala de aula para os alunos e professores. Conseguimos esses equipamentos com apoio do governador Ratinho Júnior, do deputado estadual Márcio Nunes e do presidente da Fundepar, Zé Maria”, ressaltou.

Gilmara ainda acrescentou que até setembro deste ano a meta é climatizar todas as escolas do NRE, ao todo 68 instituições de ensino. “Somos o primeiro núcleo de educação do Paraná a receber os equipamentos do governo do estado e o projeto é para até setembro deste ano todas as escolas recebam o equipamento. Estamos muito felizes com essa aquisição”, disse.

MENOR IMPACTO AMBIENTAL

A chefe do NRE explicou que os climatizadores consomem pouca energia, resfriam o ar de acordo com a umidade do local, não tem impacto significativo no meio ambiente e demandam pouca manutenção. “Desta forma todas as escolas podem instalar o equipamento, diferente do ar-condicionado. Além disso, o climatizador proporciona à sala de aula ficar com a porta aberta reduzindo a possibilidade de contaminação por vírus”, esclareceu Gilmara.

GOVERNO DO PARANÁ

O governador Carlos Massa Ratinho Junior ressaltou que os aparelhos são fundamentais para melhorar o fluxo das aulas nas regiões mais quentes do Estado. “Muitas vezes os alunos e os professores não têm bons desempenhos por causa do calor excessivo, por isso da necessidade de investir em climatização. Temos que ir ao encontro dos anseios das escolas”, destacou Ratinho Junior.

FUNDEPAR

José Maria Ferreira, presidente da Fundepar, disse que o objetivo é tornar a vida escolar mais tranquila e prazerosa. “Recebemos demandas ao longo de todo o ano e classificamos todas elas. A liberação de recursos desta quarta atende escolas dos 399 municípios do Paraná”, pontuou. “Os alunos, os professores e toda a comunidade precisam de estímulos para permanecer na escola”.