Augusto Legnani

Augusto Legnani

Enxergando além: Abril Marrom

06/04/2024 12H57

Jornal Ilustrado - Enxergando além: Abril Marrom

A visão é uma das nossas capacidades mais valorizadas, um portal primordial através do qual experimentamos o mundo ao nosso redor. Ela enriquece nossa vida com detalhes visuais, desde o reconhecimento das faces de nossos entes queridos até a apreciação das cores vibrantes da natureza. No entanto, a realidade da perda da visão é uma perspectiva aterrorizante que muitos enfrentam, particularmente em países com o Brasil, onde as barreiras ao acesso a cuidados de saúde oftalmológicos podem transformar condições tratáveis em cegueira permanente.

A conscientização sobre a cegueira, suas causas, prevenção e tratamento é uma ferramenta poderosa na luta para manter e recuperar a visão. Em regiões menos desenvolvidas, onde o acesso à informação e cuidados médicos é muitas vezes limitado, a disseminação de conhecimento sobre a saúde ocular pode ser um divisor de águas. A falta de acesso a cuidados preventivos e terapêuticos não apenas aumentam o risco de cegueira mas também agravam a pobreza, limitando a educação, o emprego e as oportunidades de vida para aqueles afetados.

O mês de abril foi escolhido como mês de conscientização sobre estas causas pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, tendo a cor marrom devido a cor predominante da iris de nós Brasileiros. Com a finalidade de entender as raízes do problema e reconhecer os desafios enfrentados, para ajudar na escolha e planejamento de soluções sustentáveis. Ele não é apenas um apelo à ação para melhorar o acesso ao cuidado ocular, mas também um convite para apoiar esforços globais que visam erradicar a cegueira evitável. Juntos, podemos fazer a diferença, garantindo que a visão, uma dádiva inestimável, seja preservada para todos, independentemente de onde vivem.

A seguir, um resumo das principais causas de cegueira.

A catarata é a turvação do cristalino do olho, que em estado normal é transparente. É a causa mais comum de perda de visão entre pessoas acima de 40 anos e a principal causa de cegueira no mundo. Em países subdesenvolvidos, a falta de acesso a cirurgias simples e eficazes deixa muitos sem esperança de restauração da visão, transformando uma condição tratável em uma sentença de cegueira permanente.

Conhecido como o “ladrão silencioso da visão”, o glaucoma é uma doença caracterizada pelo dano ao nervo óptico, geralmente devido à pressão intraocular elevada. Sem sinais precoces e progressão gradual, muitas vezes é diagnosticado tarde demais. A falta de exames regulares de visão em regiões subdesenvolvidas contribui para que muitos percam a visão irreversivelmente antes mesmo de saberem que têm a doença.

A DMRI afeta a mácula, a parte central da retina responsável pela visão detalhada necessária para atividades como leitura e reconhecimento de rostos. Embora mais comum em idades avançadas, a escassez de diagnóstico e tratamento adequados em países subdesenvolvidos agrava seu impacto.

No Brasil, as principais causas de cegueira são, surpreendentemente, condições tratáveis ou evitáveis, como catarata e glaucoma. Isso sublinha a crucial necessidade de conscientização e educação em saúde ocular. Ainda mais surpreendente é o fato de que, em algumas regiões, a falta de acesso a óculos de correção pode levar a uma visão tão comprometida que equivale à cegueira. Uma pessoa com alta graduação de erro refrativo sem óculos pode enfrentar dificuldades similares às de alguém com uma deficiência visual definitiva, pelo simples fato de não ter acesso a uma correção visual básica. Este cenário ressalta a importância do acesso universal a cuidados oftalmológicos e a correção visual, como pilares fundamentais para combater a cegueira evitável no país.

E você leitor já fez sua consulta anual??

*Perguntas e comentários podem ser enviados para o e-mail [email protected]