Umuarama

Umuarama

Envenenamento de gatos deixa moradores do Jardim das Garças indignados

22/07/2020 08H34

gato_envenenado_umuarama

Moradores do Jardim das Garças I, em Umuarama, estão indignados com a morte de quatro gatos, por suposto envenenamento. Os animais começaram a aparecer mortos nos últimos dois meses e um quinto gato está internado em uma clínica veterinária. Na Lei Federal de Crimes Ambientais a prática de ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos é penalizado com detenção de três meses a um ano e multa.

Fabiana Tosi de Souza, dona do gato que está internado, ressaltou que as mortes começaram com os animais que viviam na rua, sendo que dois foram encontrados dentro do bueiro, um no meio da rua e o quarto gato morto foi o da sua vizinha. “Isso começou faz quase uns dois meses. É difícil entender como alguém pode matar os bichos”, disse.

gato_oboletim_crime
Fabiana mostra boletim de ocorrência registrado segunda-feira (20) na Delegacia de Umuarama

Ainda segundo Fabiana, na última semana, quando seu marido foi guardar o carro da família, o gato de estimação saiu pelo portão e foi encontrado na manhã do dia seguinte agonizando próximo a casa. “Ele não sai de casa, não consegue nem pular o muro, mas nesse dia saiu pelo portão e não encontramos, só fomos achar no outro dia já quase morto”, ressaltou.

Com ajuda de outros vizinhos que contam com câmeras nas residências, os moradores da rua Odilon Pereira tentam identificar quem está envenenando os animais. Segundo a legislação, o responsável por esse ato pode ser enquadrado no crime de Crueldade contra Animais, que encontra respaldo legal na Lei de Contravenções Penais, Lei de Crimes Ambientais. Já no caso da venda do chumbinho (veneno para rato) o crime é Contra a Saúde Pública (art. 273, parágrafo 1º-B, inciso I e IV do Código Penal).

AMEAÇA

A ameaça também é um crime e está previsto no art. 147 do Código Penal (Ameaçar alguém, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simbólico, de causar-lhe mal injusto e grave: Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa).

SINTOMAS

Os sintomas do envenenamento por chumbinho podem ser tremores em alguns músculos, diminuição dos batimentos cardíacos, salivação excessiva, dificuldades para respirar, diarreia, vômitos, tosse, secreções nasais, edema pulmonar, o animal urina constantemente, perda da coordenação motora, etc.