SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO
Em tempos onde tudo acontece em segundos e que a pressa dita o passo a ser seguido, o celular deixou de ser um acessório e passou a ser uma extensão do corpo do homem moderno. E ele nos segue para todos os lugares, no clube, na balada, em casa e até no trânsito.
Mas até que ponto a utilização do aparelho pode trazer perigo quando se está atrás do volante de um carro e dirigindo por ruas e estradas?
Segundo especialistas, o risco de acidentes aumenta em até 400% quando o condutor usa o celular enquanto dirige.
“As vezes não são nem segundos e sim milésimos de segundo onde o condutor retira a atenção do trânsito para deslizar o dedo e atender a chamada, ou simplesmente para desligar. Isso já é suficiente para uma criança atravessar a rua correndo e causar um acidente”, explicou o inspetor de trânsito da Guarda Municipal, Thiago Neres.
“E não adianta dizer que usa com o fone de ouvido ou atende a ligação por bluetooth. A partir do momento que o aparelho chamou a atenção, o risco já existe”, afirmou o comandante do 25º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Agnaldo Letrinta.
Letrinta salienta que há casos mais graves, onde o condutor tecla em mídias sociais enquanto dirige. “Como vai haver concentração no que acontece em volta do condutor se ele está concentrado em digitar a resposta em uma conversa em aplicativo? E tem aqueles que dizem que teclam apenas quando param no sinal vermelho. Não é o momento e cabe multa”, afirmou Letrinta.
O Código de Trânsito Brasileiro prevê como falta gravíssima, com multa de R$ 293,47, além de perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Em Umuarama, somente em agosto, a Guarda Municipal aplicou 306 multas por uso de celular ao volante – sem contar as autuações da Polícia Militar.
A intensificação de ações fiscalizatórias nas ruas de Umuarama foi debatido durante a tarde de segunda-feira (17) na Umutrans na abertura da Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro em todo o País.
A ideia é aumentar as blitzes para inibir atitudes que levem a multa, em especial o uso do celular ao volante, que foi o tema escolhido em Umuarama para o desenvolvimento da campanha.
A chefe do 20ª Ciretran, Silvia Vendrame defende uma conduta positiva no trânsito. “Ser tolerante, respeitar as leis de trânsito, obedecer as sinalizações; não avançar o sinal vermelho, não manusear e nem falar ao celular enquanto estiver dirigindo ou parado. Isso é importante”, salientou.
Participaram do lançamento da campanha, além de Dianês Piffer e do inspetor Thiago Neres, o tenente-coronel Agnaldo Letrinta e o capitão William, da Polícia Militar; a gerente do Detran em Umuarama, Sílvia Vendrame; representantes da Guarda e da Umutrans e o presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Elizeu Vital da Silva.