Umuarama

AEROPORTO REGIONAL

Entenda porque Cianorte, Guaíra e Campo Mourão terão voos comercias em janeiro e Umuarama não

07/12/2021 09H09

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A Azul Linhas Aéreas começou na quinta-feira (2) a venda de passagens aéreas para os dez novos destinos que passa a operar no Estado, dentro do programa Voe Paraná.

Os aeroportos de Cianorte, Telêmaco Borba, Arapongas, Campo Mourão, Apucarana, Guaíra, Francisco Beltrão, Cornélio Procópio e União da Vitória contarão com voos diretos e regulares para Curitiba a partir de 24 de janeiro. Já Paranavaí terá operações semanais a partir de 22 de março de 2022.

Umuarama

E Umuarama? Ainda não tem data marcada para iniciar as operações de voos comerciais. Em setembro último a empresa chegou a anunciar que no mês seguinte, outubro, deveria iniciar suas atividades na Capital da Amizade, mas a informação ficou apenas no papel.

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Cidade mais próxima

O Jornal Umuarama Ilustrado foi atrás da resposta para entender porque o umuaramense terá que continuar se deslocando por ao menos 84 km até Cianorte (cidade mais próxima), para pegar um voo direto para Curitiba, a partir de janeiro de 2022.

Anac

Aterrizamos junto à Agência Nacional de Aviação (Anac) que informou de pronto que o processo aberto pela Prefeitura de Umuarama pedindo a certificação do Aeroporto Regional Orlando de Carvalho foi arquivado em agosto de 2021.

A justificativa para a baixa foi a falta de manifestação do Município a respeito das alterações apontadas em Nota Técnica encaminhada em 30 de abril de 2021 que tratava do “Resultado da fase de Avaliação do Requerimento Formal”.

“Como a Anac não recebeu qualquer resposta por parte da Prefeitura de Umuarama, seja para informar que já havia feito as alterações ou que iria providenciar e informar um prazo, o processo acabou baixado em agosto último”, informou a assessoria de imprensa da Anac.

Nota Técnica

Entre os problemas apontados na Nota Técnica da Anac, que o Ilustrado teve acesso, está o tamanho da pista, que deveria ser maior.

“O aeroporto dispõe de faixa de pista de 150 metros em torno do eixo da pista de pouso e decolagens, o que é incompatível com a operação 3C IFR. O MOPS do aeroporto (3836249) traz entre os seus anexos a AISO nº 01/SSUM/2019, que apresenta a argumentação no sentido de que as aeroranaves ATR-72 (3C) e a ATR-42 (2C) tem projeto e performance semelhantes e portanto deveriam atender os mesmos requisitos de infraestrutura. A Anac já se manifestou contrária a esta argumentação em processos anteriores, de forma que o operador deve propor outra solução para operação da aeronave pretendida”, consta no documento.

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Ambicioso

O pedido feito por Umuarama é para pouso e decolagem de aeronave com capacidade para 70 passageiros.

O aeroporto local não tem condições em ampliar ainda mais a pista. A alternativa encontrada é providenciar uma série de melhorias que aumentem a segurança para pousos e decolagens de aeronaves durante a noite ou em baixa visibilidade, que atuem como ‘compensação’ pela largura da pista. Essa é a proposta do Município.

Edital

Segundo o secretário de Indústria e Comércio de Umuarama, Marcelo Adriano, um edital de licitação deve ser lançado ainda esta semana para a contratação de uma empresa especializada que terá duas missões: a) providenciar todos os documentos e adequações para conseguir a certificação junto a Anac para garantir pousos e decolagens de aeronaves com capacidade para 70 passageiros; b) administrar tecnicamente o aeroporto da Capital da Amizade.

Certificação

‘Nos últimos dois anos a administração anterior tentou conseguir essa certificação, sem sucesso, utilizando servidores do município que são especializados no assunto”, disse Marcelo Adriano.

Por isso, o processo junto a Anac acabou arquivado, segundo o secretário. O certame está previsto para janeiro de 2022. Se tudo correr dentro do previsto, a expectativa é estar com toda a documentação em ordem por volta de abril de 2022,segundo Marcelo Adriano.

A expectativa é que o Município desembolse ao menos R$ 1 milhão para investir em adequações e infraestrutura nos próximos 12 meses. Até o momento o valor utilizado foi de R$ 18 milhões.

Aeronaves pequenas

Ainda segundo Marcelo Adriano o Aeroporto local já está apto a receber voos de aeronaves para 9 passageiros, nos moldes que vão atender Guaíra e Cianorte, por exemplo.

Questionado sobre o motivo de Umuarama ainda não estar em operação voos em pequenas aeronaves comerciais, Marcelo Adriano respondeu que na próxima semana ele e o prefeito Hermes Pimentel devem ir até Campinas (SP), sede da empresa Azul, e que pode haver novidades, mas não quis antecipar nada.