Aragão Filho

Encontro em Tuneiras do Oeste

12/09/2023 18H39

Jornal Ilustrado - Encontro em Tuneiras do Oeste

Registramos o encontro ontem de manhã na Câmara Municipal de Tuneiras do Oeste: o ex prefeito Genival Alves de Lima; o vereador Nilson Barbosa de Souza( Nilson Polícia) e o advogado do Legislativo Dr. Sandro Luiz Basseto, juntamente com o jornalista Ilídio Coelho Sobrinho, diretor deste jornal e da rádio Ilustrada FM 102.3.

Metafísico

O que será que pretende o “amigo do amigo da Odebrecht” com seus malabarismos jurídicos?

Papo rápido

– Demitida por Lula, Ana Moser acusa a sociedade e a direita de ‘diminuir’ mulheres no governo…

– Oxi, Lula demite e a culpa é da direita, fumou coisa estragada, foi?

Rezar é o crime

A estudante de medicina pela Universidade de São Paulo, Roberta Jérsyka Oliveira, de 35 anos, está presa há sete meses sem contato com a família, investigada pelos atos do dia 8 de janeiro.

Ela entrou no Senado e lá permaneceu todo o tempo em oração e, segundo testemunhas, de prontidão para o caso de necessidade de ajudar idosos que se encontravam ali.

Crime brabo da moça, suficiente para destruir sua carreira e sua vida…

Papo rápido

– Câmara dos deputados vai abrir licitação para contratar chaveiro…

– Tomara que não seja para abrir cofres públicos…

Para lembrar

Só para avivar a memória do companheiro Lula, que disse não saber da existência do Tribunal Penal Internacional, em Haia, na Holanda; foi exatamente neste tribunal que o PT entrou com petição contra a gestão de Jair Bolsonaro na pandemia de covid-19.

Lula sabe tudo sobre o tribunal e falta com a verdade quando se faz de desinformado; foi ele quem assinou o protocolo de adesão ao Tribunal.

Sei não, parece que o Zé Dirceu controlava melhor as coisas…

Das redes

Nas redes sociais, a turma oferece trabalho de dublê:

– Preciso de um dublê para fazer as cenas difíceis da minha vida.

Tipo acordar cedo, trabalhar e pagar as minhas contas…

Empreender

Umuarama estará presente na Feira do Empreendedor, que começa nesta quinta-feira, 14, e segue até domingo, 17, em Curitiba, com palestras, orientações e consultorias, expositores, lojas conceito e espaço de experiências.

A caravana de Umuarama, organizada pelo Sebrae, sairá no sábado e retornará no domingo.

E viva o Sebrae, que não descuida de quem cuida da geração de riquezas com emprego, renda e, logo, bem estar social.

E já que perguntar não ofende…

Sem querer inticar com ninguém, mas era para este tipo de militar do exército que os patriotas pediam socorro contestando a campanha política?

Pesca da petizada

Depois do sucesso que foi o 2º Tornei de Pesca Capital da Amizade, prefeitura prepara torneio de pesca no Lago Tucuruvi exclusivo para crianças.

Entre os mais de 400 pescadores que participaram do 2º Torneio de Pesca Capital da Amizade, chamou a atenção o número de pequenos pescadores, junto com os pais e com excelente desempenho na pesca.

Por isso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, organizadora do evento, já está preparando ação semelhante para acontecer no Lago Tucuruvi em data próxima.

Mundo arriscado

Pesquisa mostra que tentativas de fraude em compra on-line virou problema sério.

O estudo é da Ayde, plataforma de pagamento, e os dados revelam que as tentativas de golpe se avolumam num número superior a capacidade de combate dos técnicos de segurança de rede.

Tá uma guerra.

Uma das datas especiais de compras mais visadas pelos golpistas é a Black Friday, que neste ano será no dia 24 de novembro.

É quando todo cuidado é pouco…

É só cinza

Segundo se especula entre quem observa a cena política, o tenente coronel Mauro Cid estaria pronto para citar nomes de oficiais do Exército na delação premiada.

Para quem acha que a turma do andar de cima está brincando com fogo, ao cutucar os milicos com vara curta, pode relaxar.

Os nossos “guerreiros” estão mais preocupados com o soldo do que com os soldados.

E quem disse isso foram os militares chineses, repito isso antes que um cabo e dois soldados venham tomar satisfação deste escriba…

Trilha sonora

A trilha sonora de hoje é de Siba e a Fuloresta, com seus dobrados bem executados.

Pode começar com “Toda vez que eu dou um passo o mundo sai do lugar”.

Ginásio de Esportes Mário Oncken, de

Umuarama, terá foto e biografia do homenageado

Jornal Ilustrado - Encontro em Tuneiras do Oeste

A filha do pioneiro de Umuarama , Mário Oncken, Anecy Oncken participou da sessão ordinária na Câmara Municipal para propor à administração municipal a fixação de uma foto do pai dela, juntamente com a biografia no ginásio de esportes que leva o nome dele, entre o cemitério e o ginásio Amário Vieira. Ela disse que a receptividade dos vereadores foi excelente e fez questão de agradecer a ela e à Prefeitura pela atenção na sua sugestão.

Anecy aproveitou para ler a biografia do seu pai que faleceu em 1982. Confira a seguir a íntegra do histórico da vida dela: “Nasceu em Ponta Grossa-PR, no dia 21 de fevereiro de 1922 e ainda criança mudou-se, com a família, para Camboriú, Santa Catarina.

Aos 18 anos, serviu o exército, gostava muito de futebol e nas partidas que acontecia, ele sempre era goleiro. Certo dia, no quartel, um comandante convocou todos os recrutas e policiais para fazerem um trabalho em alto mar. Todos foram alegremente, entraram no navio e quando já estavam bem distantes da terra, foi comunicado a todos que eles estavam indo para a guerra, para defender nosso país. Foi um tumulto só, muitos choravam, pulavam no mar, suicidando-se. Eles não tinham outra saída a não ser obedecer às ordens. A sua Companhia, de Engenharia, era que construía pontes e desbravava estradas para facilitar o caminho da artilharia contra os inimigos fascistas. Deram a ele um jipe, em que tinha um dizer, na traseira – “só pena que voa”.

Na década de 50, enquanto morador de Londrina trabalhava como cartorário, foi um dos fundadores do São Paulo Futebol, onde jogava como goleiro, clube de Londrina, extinto há muito tempo.

Aos 26 anos casou-se, teve 4 filhos, Romy, Anecy, Mario Renato e Percy. Alguns anos depois mudou para Iguaraçu, depois para Munhoz de Melo. Em 1960 recebeu uma proposta de um cartorário, para trabalhar em Umuarama. Assim a família fixou residência na cidade que estava se formando. Com a morte do cartorário, ele prestou um concurso no Fórum, para o cargo de Escrivão da Vara Criminal e de Menores, assim começou a trabalhar até sua aposentadoria.

De pequena estatura, mas de uma grandeza infinita, onde valorizava por demais as pessoas e trazia dentro do peito uma bondade tão grande que quase não lhe cabia no coração. Era daquelas pessoas que se desfaziam de uma camisa do corpo, para cobrir aquele que necessitasse.

De uma inteligência ímpar. Mesmo sem ter concluído o ginásio, na época, tinha uma farta biblioteca em sua residência e era um estudioso profundo, com sede de conhecimento. Um exímio datilógrafo com uma rapidez impressionante, para quem datilografava com apenas os indicadores.

Amava todos os esportes, com preferência o futebol. Assim como a cidade, amava de paixão e profundamente o “tigrão da baixada”, o Umuarama Futebol Clube, tendo inclusive participado da diretoria como secretário. Tratava os jogadores como seus filhos, dando aconselhamentos, amizade sincera e no que pudesse, não deixava de prestar auxílios aos que precisavam. Os jogadores, cotidianamente, frequentavam sua casa. Ali passaram craques como o Marinho, Nenê, Alonso, Leonel, entre tantos outros que também tinham profundo respeito ao Mário Oncken. Também acompanhava o campeonato brasileiro da época e fazia resumos do fim de semana e apresentava para uma rádio.

Foi um dos fundadores do Harmonia Clube de Campo, inclusive fez parte da diretoria por muito tempo.

Tinha o dom da oratória, fez vários discursos em importantes eventos políticos e sociais em Umuarama.

Nos anos 80 mudou-se para Londrina, mas sempre falava que se morresse queria ser enterrado em Umuarama. Dia 05 de fevereiro de 1982, estava em Umuarama e teve um infarto fulminante.

Foi velado na Câmara dos Vereadores e seu funeral teve o toque do silêncio, tocado pelos policiais militares, por ele ter sido um soldado da Força Expedicionária Brasileira – FEB”.

Foto dia

anecy.jpg

Anecy Oncken falando durante a sessão na Câmara Municipal