03/08/2022
Em destaque o na coluna de hoje o encontro entre a prefeita de Francisco Alves, Milena Rosa, o secretário municipal da Indústria e Comércio de Maria Helena, Leandro Alves Monteiro, o Tigrão, com o diretor do Ilustrado e da Ilustrada FM, Ilídio Coelho Sobrinho. Foi durante a inauguração da Levo Alimentos na cidade de Iporã, na semana passada.
Foto dia
Morador de Mariluz, Ademir Galdino (DC) esteve ontem em visita ao Ilustrado e confirmou que é pré-candidato a deputado federal pelo partido Democracia Cristã, o DC. O partido tem como candidato a governador Joni Correa. O jovem de Mariluz diz que tem vários projetos para a região.
A Associação de Recuperação de Alcoólatras (ARA) realizou na sexta-feira passada (29) o Arraiá da ARA com objetivo de confraternizar, interagir e socializar os alunos atendidos pelo projeto SCFV- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
A ARA, fundada em 27 de março de 1976, vem trabalhando no município de Umuarama e circunvizinhos recuperando pessoas do vício do álcool, salvando vidas e restaurando famílias, aplicando a premissa “Evite o Primeiro Gole” (vários associados que já ultrapassaram os 46 anos de sobriedade).
A entidade tem parceria com a Prefeitura Municipal de Umuarama e Secretaria Municipal de Assistência Social, pela qual são desenvolvidos os projetos de SCFV, no qual são oferecidos gratuitamente cursos de Informática, Artesanato e Artes Marciais, que atendem crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.
A festa foi realizada com ajuda de doações de comerciantes e industriais da cidade, bem como com recursos conquistados através da Nota Paraná.
O evento foi coordenado pelo presidente da associação, João Berto Vieira e da Assistente Social, Maria Rosa de O. Santos, e contou com a participação dos mais de 80 alunos além dos monitores e pessoas da comunidade. Teve quadrilha, pipoca, quentão, cachorro quente, canjica, doces e refrigerantes.
A ARA está a disposição para informações pelo telefone (44) 3622 2866 – das 13:00h as 19:00h.
Metafísico
Já que os deputados estaduais recuaram e o Paraná não vai mais receber lixo de outros estados, quando é que vão dar um jeito no lixo que é produzido aqui no Paraná?
Escrito apenas ontem…
Cada dia há mais gente assistindo à televisão como fuga da realidade.
E como é que eu faço para fugir da televisão?
– Millôr.
Papo rápido
– Seis a cada dez eleitores não se lembram em quem votou para deputado na eleição passada…
– E os outros quatro fazem de tudo para esquecer…
Manchete troncha
A manchete apareceu ontem:
– “Imagens mostram ex-PM caminhando ao lado de mulher que o acusou de estupro logo após ele ser morto. ”
Macedão não entendeu:
– Considerado, o sujeito morreu e depois estuprou a vivente.
Papo rápido
– Banco do Brasil lança campanha de combate à violência contra mulher…
– A maior violência contra a mulher são os gigantescos juros cobrados no cartão de crédito…
Campanha
A campanha política já está nas ruas, mas a partir do dia 5 a movimentação começa pra valer.
Em Umuarama, com opções variadas tanto para votar em deputado estadual quanto para federal.
Oxalá o eleitor leve em consideração as necessidades de Umuarama e da região na hora de votar!
Chorume
Nas rodas do poder o assunto do lixo ainda não morreu, apesar do recuo dos deputados que aprovaram inexplicavelmente a liberação do território paranaense para receber lixo de outros estados.
Dizem que o assunto ainda vai permanecer na boca do povo mais um tempo.
Só até as eleições de outubro.
Tem deputado que vai chorar sobre o chorume derramado…
Justa homenagem
O saudoso Gari Romildo Alves de Souza será nome de praça pública em Umuarama.
Ele fez enorme sucesso na internet ao dar dicas sobre o descarte correto de lixo, levando consciência para o Brasil através das redes sociais e importantes redes de TVs, como a rede Globo.
Romildo Alves de Souza tinha 47 anos quando morreu após sofrer parada cardíaca.
A justa homenagem ao trabalhador que virou símbolo de uma classe é de iniciativa do vereador Sonrisal.
Radionovela de volta
A Rádio Nacional está prestando um enorme serviço à memória do rádio brasileiro ao resgatar a radionovela Poronga, Terçado e Coragem.
A radionovela estava guardada no raro e exclusivo conteúdo do acervo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que faz a gestão da emissora.
Quem não tem memória, não tem história.
Coisa linda!
Verdades literárias
… Mas doutor, uma esmola a um homem que é são
Ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão
Em “Vozes da Seca”.
Papo rápido
– Será mesmo que as urnas eletrônicas são confiáveis?
– Mais confiáveis do que os candidatos elas são com certeza…
Gato agradece
Neste mês de agosto, mês injustamente dedicado a tudo quanto é besteira que supersticiosos levam a sério, o dia a 13 cai no sábado.
Os gatos pretos agradecem ao ajuste do calendário.
Do Max
Já se foi o tempo em que a união fazia a força. Hoje a União cobra os impostos e quem faz a força é você.
– Max Nunes.
Recado
Nestes tempos bicudos quando o silêncio é ouro, é bom parar tudo e pensar no que disse Paulo Bonfim:
– “Há uma voz secreta nas coisas. Cada objeto possui certa música que esquecemos de ouvir.”
xx-x-x-x
A Fundação Cultural de Umuarama abrirá nesta quarta-feira, 3, novas inscrições para a Oficina de Violão nos Bairros. Devido a problemas técnicos foi necessário criar um novo formulário que estará à disposição dos interessados de forma on-line e deverá ser preenchido inclusive por pessoas que já haviam realizado a inscrição anteriormente.
De acordo com a direção da fundação, o e-mail que havia recebido as inscrições anteriores foi invadido e os cadastros preenchidos anteriormente foram perdidos. “O antigo formulário para participação nas oficinas foi excluído, por isso as pessoas que já fizeram a inscrição uma vez e ainda tiverem interesse em participar da oficina deverão realizar um novo cadastro”, orienta a secretária municipal de Cultura, Rosana Palhoto Dias.
A oficina de violão também foi ampliada e agora estará disponível em dez bairros da cidade – parques Jabuticabeira, Industrial, San Remo, Bonfim e Dom Pedro II, Conjunto Sonho Meu, Mutirão/ Jardim Alvorada, Conjunto Guarani, Alto São Francisco e Jardim Belvedere. Os interessados em participar devem acessar o novo link (https://forms.gle/5wZFDGKDs1DNwu9Y6)
e preencher atentamente o formulário, fornecendo todos os
dados solicitados. Mais informações na Fundação
Cultural, fone (44) 3621-4141, ramal 112.