Aragão Filho

Aragao Filho

Encontro de amigos na Unipar

23/11/2022 08H37

Jornal Ilustrado - Encontro de amigos na Unipar

O reitor da Universidade Paranaense (Unipar), Carlos Eduardo Garcia, recebeu ontem a visita do jornalista Ilídio Coelho Sobrinho, diretor do Ilustrado e da Ilustrada FM.

Prefeito e vice de Douradina em Brasília

Jornal Ilustrado - Encontro de amigos na Unipar
Jornal Ilustrado - Encontro de amigos na Unipar

Em busca de mais recursos para obras no município, o prefeito de Douradina, Oberdam Oliveira e o vice-prefeito Nakamura cumprem agenda nesta semana em Brasília. Com visitas na Câmara Federal, ministérios e outros órgãos do Governo Federal, os representantes de Douradina tentam agilizar projetos e viabilizar recursos para o município.

Explicação difícil

Vereadores recebem pressão de populares, que falam em nome de muita gente umuaramense pagadora de impostos, para que revoguem o aumento dos próprios salários e deixem prá lá a idéia de 17 vereadores.

Isso ainda vai dar mais confusão.

Papo rápido

– A Copel não vai mais ser nossa?

– E quando é que ela foi?

Mistério

Tite faz mistério e não revela seleção que vai entrar em campo amanhã.

Na boa, não encontrei uma viva alma curiosa pela escalação de Tite.

Pode pegar a lista, dobrar, redobrar e enfiar no bolso do paletó…

Ela disse:

Essa incapacidade de separar a estética da política denota ignorância flagrante sobre a criação e a fruição artísticas. O fato do escritor argentino Jorge Luis Borges ter sido conservador, por exemplo, não torna seus contos menos fantásticos, porque é de linguagem que se trata. Da mesma forma, não importa em quem Neymar vote, contanto que faça belas jogadas que terminem em gol.Não somos máquinas. Politizar é racionalizar, e há áreas da vida em que tal atitude é necessária. Mas, em outras, devemos fruir com sensibilidade e paixão, sob o risco de perdermos aquilo que nos faz humanos.”

De Lygia Maria em primoroso texto na Folha sobre a politização de tudo, inclusive do futebol.

Escrito apenas ontem…

A maioria das pessoas imagina que o importante, no diálogo, é a palavra. Engano, e repito: – o importante é a pausa. É na pausa que duas pessoas se entendem e entram em comunhão.

– Nelson Rodrigues.

Papo rápido

– O Brasil deixou de ser o país do futuro…

– Pois é, continua sendo o país do ‘faturo’…

Metropolitana

A Comec cuida hoje da Região Metropolitana de Curitiba, mas vai virar agência para promover a integração das regiões metropolitanas de todo o Paraná, conforme decidiu o governo do estado.

Pois é, como a implantação da Região Metropolitana de Umuarama não teve o devido apoio de quem poderia apoiar, estamos fora dessa.

E pensar no trabalho que deu conseguir a aprovação da RM de Umuarama…

Pressão

Gasolina sobe pela 6ª semana seguida mesmo sem reajuste da Petrobras.

O motivo para tantos aumentos é…não sei.

Na mira

17 dos 23 vereadores presentes a sessão da Câmara Municipal de Curitiba aprovaram uma moção de protesto aos “atos contrários ao Estado de Direito perpetrados” pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes.

O objetivo é protestar contra o ministro e “fomentar um movimento de manifestações de outras casas legislativas” brasileiras.

Cada um por si

Não foi feito um acordo específico entre o Sindilojistas e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Umuarama sobre folga nos dias em que ocorrerão jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo.

Os sindicatos deixaram a critério de cada empresário a decisão de fechar ou não o estabelecimento.

Metafísico

Como pode faltar dinheiro para a emissão de passaporte se o documento custa quase R$ 300 aos interessados?

Trilha sonora

A trilha sonora de hoje é de Pablo Milanés, cantor e compositor cubano que morreu na manhã desta terça-feira, 22, aos 79 anos.

Pode começar com o seu maior clássico; “Yolanda”.

Papo rápido

– Oposição anuncia que vai denunciar o governador Ratinho Junior pelo crime de ‘insider trading’ com ações da Copel…

– Com um linguajar desses é por isso que a oposição nunca chega a situação…

Rotary Club de Umuarama apresenta pedido

de Utilidade Pública ao Legislativo Municipal

Jornal Ilustrado - Encontro de amigos na Unipar

Representantes do Rotary Club de Umuarama estiveram na manhã desta terça-feira (21) em visita as dependências da Câmara Municipal, ocasião em que foi apresentado pedido de Declaração de Utilidade Pública Municipal à entidade, tendo em vista o fato de a mesma exercer atividades complementares sem fins lucrativos. Por meio de sua atuação são realizadas diversas atividades tais quais: motivações filantrópicas e altruístas, assim como causas das mais variadas ordens relativas ao contexto social, sendo esse um dos grandes lemas do Rotary Club Internacional.

Os conselheiros Valcir Simão, Alesson Rodrigo do Nascimento, Gideon Inácio e Valdeir José Andrino foram recebidos pelo Procurador Jurídico Diemerson Castilho, que salientou: “O Rotary Club de Umuarama atende todos os requisitos necessários para obtenção do Título de Utilidade Pública, assim que a documentação for providenciada a Casa legislativa não medirá esforços para apresentação do Projeto ao Plenário da Câmara Municipal.”

EXECUTIVO E LEGISLATIVO

A Câmara Municipal de Umuarama, através de seu Presidente Fernando Galmassi, em contato com o Prefeito Hermes Pimentel, se comprometeu em continuar auxiliando, inclusive na desburocratização de acesso a futuros auxílios financeiros, caso necessário.

Morre Erasmo Carlos, o ‘Tremendão’ da jovem Guarda, aos 81 anos

Jornal Ilustrado - Encontro de amigos na Unipar

São Paulo (AE) – Erasmo Carlos, cantor e compositor considerado um dos principais nomes da Jovem Guarda no Brasil, morreu nesta terça-feira, 22, aos 81 anos de idade. Em agosto de 2021, o cantor chegou a ficar internado por oito dias, após ter sido infectado pelo coronavírus. Em outubro deste ano, voltou a ser hospitalizado com quadro de síndrome edemigênica e teve alta no início de novembro, segundo informou sua assessoria de imprensa. Na manhã desta terça, novamente precisou ser hospitalizado, também no Hospital Barra Do’r, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. O trabalho mais recente de Erasmo Carlos foi o álbum O Futuro Pertence à… Jovem Guarda. Lançado em fevereiro, o disco traz oito releituras de sucessos da época da Jovem Guarda que ficaram marcados na voz de outros cantores. São elas: Nasci Pra Chorar, O Ritmo da Chuva, Alguém na Multidão, O Tijolinho, Esqueça, A Volta, Devolva-Me e O Bom. Na última edição do Grammy Latino, no dia 17, ele ganhou na categoria melhor disco de rock de língua portuguesa ou álbum alternativo. Em junho de 2021, Erasmo Carlos deu uma série de entrevistas por ocasião de seu aniversário de 80 anos. Ao Estadão, contava: “Com 80, podia estar jogando cartas com os aposentados na praia. Não. Estou aqui, trabalhando. Gosto do que faço. Quis a vida que eu fosse um compositor, que eu aprendesse alguns acordes que me permitissem fazer minhas músicas. O resto é minha imaginação que faz”.