Umuarama

Saúde

Encontro abordará a amamentação e importância da rede de apoio

04/09/2019 16H10

Gestantes, futuras gestantes, familiares e amigos contarão nesta quinta-feira (5) com o evento Café com Leite em Família. O encontro organizado por acadêmicas do curso de Psicológica da Unipar, tem o objetivo de levar informação sobre os aspectos psicológicos e emocionais da amamentação e também sobre a importância da rede de Apoio. O debate será no Centro Regional Mãe Paranaense em Umuarama, às 9 horas.

Segundo a acadêmica e doula, Danielle Araujo, a inscrição são gratuitas e devem ser feita pelo WhatsApp (44) 99919-5268. Ainda segundo a entrevistada, a ideia surgiu, após ela e as acadêmicas Amanda Oliveira, Thaís Francisco e Camila Carvalho perceberem os baixos índices de amamentação ocorridos no município e região. “No nosso projeto de estágio percebemos a necessidade de levar apoio as famílias e a gestante a respeito da amamentação. No encontro vamos conversar e levar informações a respeito de vários assuntos dentro a amamentação”, explicou.

Ainda segundo Danielle, índices mostram que o aleitamento materno no Brasil é extremamente baixo se comparado com a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS). “Temos índices que mostram aleitamento de apenas 54 dias no Brasil, sendo que a OMS fala da importância de amamentar até os seis meses. Isso é alarmante”, ressaltou a acadêmica.

Rede de Apoio

A rede de apoio a gestante, que são os familiares, amigos e colegas, pode ajudar a reduzir fatores como o estresse e até mesmo a confiança da mãe, que influenciam os hormônios e a produção e descida do leite. Desta forma, este também será um dos assuntos abordados no Café com Leite em Família.

Aleitamento Materno

O instituto ressalta que o aleitamento materno fornece todos os nutrientes que a criança precisa para o desenvolvimento saudável. A gerente lembra que a amamentação traz vantagens emocionais, sociais, ambientais, econômicas e de saúde para toda a sociedade e precisa também do apoio das empresas para oferecer ambientes adequados para as mães que retornam da licença maternidade fazerem o armazenamento do leite.