Região

ENCONTRADO

Encontrada última vítima de explosão na C.Vale em Palotina

01/08/2023 14H17

Jornal Ilustrado - Encontrada última vítima de explosão na C.Vale em Palotina
Paraná, 28/07/2023, Silo de secagem de grãos da C.Vale, cooperativa agroindustrial de Palotina, explodiu, no oeste do Paraná, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Foto: Corpo de Bombeiros Paraná

O Corpo de Bombeiros encontrou por volta das 14h40 desta segunda-feira (31) o corpo da última vítima da explosão em silos da Cooperativa C.Vale, em Palotina.

O haitiano Wicken Celestin, de 55 anos, estava desaparecido desde o incidente, no último dia 26 de julho. Em nota, o presidente da empresa, Alfredo Lang, disse que o resgate da última vítima foi finalizado com dor e que a explosão pegou em cheio o coração da cooperativa.

O acidente resultou em nove pessoas mortas e 11 feridas, sendo cinco em estado grave, com queimaduras pelo corpo. Os casos mais delicados foram levados para hospitais especializados em queimados em Curitiba e Londrina.

Segundo a cooperativa, Wicken Celestin fazia um serviço em um túnel subterrâneo abaixo de um armazém com capacidade para 11 mil toneladas de grãos.

Explosão

O acidente foi por volta das 17 horas de quarta-feira passada com explosões em séries ocorridas em um silo de armazenagem de grãos. Populares relataram que na sequência uma densa nuvem de fumaça cobriu tudo. Destroços de folhas de zinco teriam sido arremessadas a quilômetro de distância. Moradores relataram um forte tremor e quebra de vidros na área central da cidade, distante entre 8 e 9 km da sede da cooperativa.

A C.Vale é uma das maiores cooperativas do Brasil, contando com mais de 26 mil associados e mais de 13 mil funcionários em todas as suas unidades.

O Ministério Público do Trabalho de Cascavel e a Polícia Civil instauraram inquéritos para investigar as causas do acidente.

Segundo a C.Vale, entre os mortos, apenas o brasileiro Saulo da Rocha Bastista, de 53 anos, era funcionário da cooperativa. Os demais, todos haitianos, eram terceirizados do Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias (Sintomage), que presta serviços à companhia.