Umuarama

Natal

Empresários se unem em decisões isoladas e decidem abertura do comércio

23/11/2018 12H34

natal-iluminado

Sem uma definição por parte dos sindicatos em relação a abertura do comércio de Umuarama para o horário especial de Natal, parte dos empresários da avenida Paraná se reuniram e decidiram um cronograma de atendimento ao consumidor, que começa neste sábado. A preocupação dos entrevistados é atender a população de Umuarama e região e não perder o público para outros centros, como Maringá.

Segundo o gerente de loja Jorrovi, Paulo Tiago da Silva, no início desta semana alguns empresários e gerentes que tem suas lojas na avenida Paraná, entre a praça Santos Dumont e avenida Flórida, decidiram os horários de funcionamento para o Natal. Ficou acordado entre tais lojistas a abertura das suas empresas em todos os sábados, até as 17 horas. Em relação ao horário especial de Natal, o atendimento começa no dia 13 de dezembro, das 9 horas até as 22 horas. “Também vamos abrir no domingo que antecede o Natal e na véspera até as 15 horas”, disse o gerente.

Rodrigo Victorino proprietário de loja conta que tal situação em Umuarama prejudica os empresários, trabalhadores e consumidores. “Até o fim da semana vamos conversar com nossos funcionários e decidir nossa ação. O que não adiante é uma loja abrir e outra não e principalmente não ter divulgação disso, pois como o cliente vai saber que estamos atendendo”, salientou.

Entre os sindicatos a situação ainda é a mesma e não existe definição para reajustes salariais, horários e demais itens que pregam a convenção coletiva do trabalho. Nas cidades da região, as convenções já foram fechadas e em Paranavaí o comércio começa a atender a noite do dia 7 de dezembro, Cianorte no dia 13 e Campo Mourão dia 3, mesmo dia que Maringá, onde o Natal já começou no último dia 15 deste mês, com a chegada do Papai Noel.

Pesquisa Aciu

Após realizar uma pesquisa junto a seus associados, Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu) tem sugerido aos empresários que iniciem as vendas especiais para o Natal no dia 13 de dezembro, uma quinta-feira. “Foram trezentas respostas e quase 70% delas disse ser o dia 13 o ideal para que o comércio comece a ficar aberto até as 22h. Desta forma estamos sugerindo que esta data seja tomada como ponto de partida”, comenta Orlando Luiz Santos, presidente da entidade.

Ele destaca, porém, que trata-se apenas de uma sugestão, pois cada empresário tem liberdade total para decidir o horário de funcionamento de sua empresa. “Depois da aprovação do Decreto Municipal 201/2018, foram garantidas as liberdades de abertura e encerramento das empresas. O que os empresários devem prestar bastante atenção é com relação ao respeito à legislação trabalhista”, afirma.